Acontece na Paróquia  

Constituições Sinodais da Diocese de Santo André são entregues em grande evento

Com o tema “O sonho missionário de chegar a todos” proposto pelo Papa Francisco (conforme ‘A alegria do Evangelho’, nº31), o bispo diocesano de Santo André – Dom Pedro Carlos Cipollini – iniciou o Sínodo Diocesano em novembro de 2016. Este evento foi inspirado no resultado de uma pesquisa sobre como as cidades do Grande ABC veem a Igreja Católica e as mudanças religiosas nos dias atuais. Sínodo, que vem do grego “synodos”, significa “caminho feito em conjunto” e foi traduzido para o latim como “concilium”, que significa assembleia. Por isso, trata-se de uma assembleia composta por leigos e sacerdotes que, em conjunto, planejaram ações de evangelização para levar a outras comunidades.

 

Após algumas reuniões e assembleias com os membros sinodais, foram aprovadas três prioridades para as 102 Paróquias da região do Grande ABC, no horizonte dos próximos 5 anos: 1) Ação missionária permanente para fortalecer a presença da igreja; 2) Acolhimento em suas duas dimensões importantes (cultura e espiritualidade); e 3) Uma igreja em saída e em estado permanente de missão.

 

Nesta última sexta-feira, dia 06 de abril de 2018, membros e representantes do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), do Conselho Administrativo e Econômico Paroquial (CAEP) e demais coordenadores de pastorais, que integram o CPPA (Conselho Pastoral Paroquial Ampliado), encontraram-se no CENFORPE (Centro de Formação de Profissionais de Educação), em São Bernardo do Campo, para a entrega do documento final do Sínodo Diocesano do ABC. “A quantidade de pessoas foi surpreendente. Foi grande e forte o envolvimento das lideranças das paróquias” relatou José Orlando Claudino, representante sinodal da Paróquia Santa Teresinha juntamente com o Pe. Tiago Silva. Dentre as 2 mil pessoas presentes – das quais cerca de 40 eram da Paróquia Santa Teresinha – estavam os bispos, padres, diáconos e o cardeal de São Paulo, Dom Odilo Scherer.

 

CONFIRA O ÁLBUM DA ENTREGA DAS CONSTITUIÇÕES SINODAIS

 

O evento foi iniciado às 19h com a entrada de atores que interpretavam cada bispo que a Diocese de Santo André já teve. Cada um deles dizia frases que ajudavam a contar a história da Diocese. Animavam o evento os conjuntos musicais da Comunidade Católica Shalom e da Paróquia Bom Pastor. Após este momento, foi anunciada a criação do Conselho Regional de Pastoral da Região Ribeirão Pires/Rio Grande da Serra e houve mais uma apresentação sobre a história da Diocese. Quase no final do evento, cada membro sinodal recebeu as Constituições Sinodais em formato de livro, com uma carta de Dom Pedro Cipollini.

 

 

 

Orlando ainda destaca: “A importância deste evento é representar a dedicação da Cúria em implantar o 8º Plano Diocesano Pastoral para todo o Grande ABC. E, para que tudo ocorra dentro dos prazos estipulados, o apoio de todas as lideranças junto com o Padre é fundamental a fim de que o foco de ‘uma igreja em estado de saída’ seja levado além das periferias existenciais e busque-se as ‘ovelhas afastadas do seu pastor’”. Por fim, o anfitrião do evento, Dom Pedro Cipollini, agradeceu a presença de todos, bem como a dedicação no decorrer de todo o Sínodo.

 

Que a Diocese possa permanecer sempre unida e motivada como se apresentou no decorrer destes meses e que muitos frutos sejam vistos em nossas comunidades!

 

Fontes:

- A Alegria do Evangelho

- Sínodo Diocesano de Santo André

Please reload

Notícias em Destaque
Please reload

Arquivo
Please reload

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa