Acontece na Paróquia  

Com carinho, recordamos e nos unimos em oração pelo Padre José Mahon

 Ordenado em 1951, no subúrbio de Paris, Padre José Mahon viveu seu sacerdócio segundo o carisma da Congregação dos Filhos da Caridade, buscando evangelizar os trabalhadores e marginalizados pela sociedade. Chegou ao Brasil, em 1962, acompanhado de outros padres franceses. Sem conhecer, nem mesmo a língua portuguesa, José Mahon foi acolhido de braços abertos pelo povo e por todas as comunidades por onde passou.

 

A Paróquia Santa Teresinha foi a primeira comunidade pela qual passou no Brasil, permanecendo aqui entre os anos de 1962 e 1971. Inicialmente, junto com o Padre Pedro Jourdanne, retomou as obras da nova igreja, que ainda não tinham sido finalizadas. Após o golpe militar, pararam as obras e criaram uma comissão para arrecadar fundos, a fim de ajudar quem necessitava. Depois de deixar a Paróquia Santa Teresinha, peregrinou por outras paróquias nas cidades de Mauá, Santo André, São Bernardo, Rio Grande da Serra e Guarulhos. Além disso, realizou trabalho missionário em Portugal e na África.

 

A história de Pe. Mahon no Brasil vai muito além da vida sacerdotal, que viveu com simplicidade. Ele participou ativamente, junto com a população, durante os 21 anos da ditadura militar e ficou ao lado do povo na luta para reconquistar a sua liberdade. Entrou em fábricas como um trabalhador comum para evangelizar – e, por isso, era chamado de padre operário. Também acompanhava a luta dos favelados para uma moradia mais digna. Por tudo isso, Pe. Mahon foi e continua sendo defensor incansável dos pobres.

 

O povo brasileiro marcou a sua vida, tornando-se como parte de sua família. Sempre buscou falar de Jesus a este povo e correspondia ao desejo do povo em conhecer e viver os ensinamentos do nosso Salvador.

 

Segundo ele, os melhores anos de sua vida foram no Brasil. Em uma ocasião, escreveu: “Sempre encontrando um povo acolhedor, alegre, dedicado, sempre disposto a ajudar, cheio de Fé, de amizade, de amor à Comunidade e, sobretudo, de amor a Jesus Cristo. Nunca imaginei o carinho que ia encontrar na diocese que me acolheu. O povo daqui me ajudou muito na vivência do meu sacerdócio.”.

Após 65 anos de sacerdócio, despediu-se do Brasil e partiu para a França, onde foi acolhido na casa dos idosos dos Filhos da Caridade, perto de Paris. Antes de partir, em 17 de setembro de 2016, celebramos em sua presença uma missa de despedida, na qual toda a comunidade pode reencontrá-lo e demonstrar seu carinho.

 

RELEMBRE A MISSA DE DESPEDIDA DE PADRE JOSÉ MAHON

 

Atualmente, com 91 anos de idade e 67 anos de sacerdócio, nosso querido Padre José Mahon encontra-se com a saúde muito debilitada. Pedimos a todos que o recordem com carinho em suas orações, para que o Bom Deus não o desampare neste momento.

 

Please reload

Notícias em Destaque
Please reload

Arquivo
Please reload

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa