Acontece na Paróquia  

  • Sandra Zanettini – PASCOM Santa Teresinha

Dia dos Pais | Você sabe qual a origem desta data?


Há uma remota ideia de que o Dia dos Pais tenha surgido há cerca de 4.000 anos, na cidade da Babilônia, situada na região da Mesopotâmia, quando um jovem chamado Elmesu moldou um cartão em argila desejando sorte, saúde e vida longa ao seu pai. Tempos depois, essa data teria se tornado uma festa nacional.

Já no século XX, no ano de 1909, uma jovem americana chamada Sonora Louise Smart, após ouvir um sermão sobre o Dia das Mães na igreja, resolveu criar uma data para homenagear e mostrar o orgulho que tinha por seu pai, o senhor William Jackson Smart, que criou seus seis filhos com muita dedicação, após a morte de sua esposa.

A jovem Sonora, vendo toda a superação de vida de seu pai, decidiu comemorar o Dia dos Pais no aniversário dele, em 19 de junho. Então ela enviou uma petição para a Associação Ministerial da cidade de Sopakne, em Washington, nos Estados Unidos, e em 1910 foi feita a primeira comemoração do Dia dos Pais, tendo a rosa como símbolo – as vermelhas dedicadas aos pais vivos e as brancas aos falecidos.

Desde então, o Dia dos Pais tem sido comemorado em diferentes datas ao redor do mundo. No Brasil, foi instituído pela primeira vez pelo publicitário Sylvio Heringg, no dia 16 de agosto de 1953. A data coincidia com o Dia de São Joaquim, pai de Nossa Senhora e considerado patriarca da família. Nos anos seguintes, a data passou a ser festejada no segundo domingo de agosto, por analogia com o Dia das Mães, que é comemorado no segundo domingo de maio.

Que neste Dia dos Pais possamos agradecer, primeiramente, a Deus, o nosso Pai Celestial, por nossa existência e pelas bênçãos diárias que recebemos. E, é claro, ao nosso querido papai, que pode ser novo ou velho, estar aqui ou já ter ido para junto de Deus, mas que sempre será nosso pilar, nosso herói.

Desejamos a todos os pais de nossa comunidade um Feliz Dia dos Pais! Nunca se esqueçam do amor de nós, filhos, por cada um de vocês!

Fontes de pesquisa: Memória O Globo | Portal da Família

19 visualizações
Notícias em Destaque
Arquivo

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa