Série Mês das Vocações | No Ano do Laicato, Igreja no Brasil exalta as Vocações Leigas
Leigos e leigas são todos os cristãos batizados em Cristo que não são membros de nenhuma Ordem Sagrada. Ou seja, os leigos são o povo de Deus! Eles exercem o papel de evangelizadores onde puderem, seja em seu local de trabalho, dentre a família e em todos os lugares aonde a Igreja não consegue chegar.
O cristão deve ser ativo, e todos podem participar das atividades de sua paróquia, pois a comunidade necessita da ajuda dos fiéis.
Em 2018, ano eleitoral, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) instituiu o Ano do Laicato no País, destacando, dentre outras questões, a importância dos leigos também na política. "Há necessidade de romper o preconceito comum de que a política é coisa suja, e conscientizar os leigos e leigas de que ela é essencial para a transformação da sociedade", propõem o documento 105 da CNBB, com seis iniciativas que precisam ser tomadas pelas comunidades.
Para isso, não precisamos entrar somente como políticos no governo, mas participar ativamente de conselhos - de escolas, paróquias etc. - ou atuando de forma mais simples ainda, como ajudar na coleta de assinaturas de leis que beneficiem a sociedade. O descrédito na política brasileira tem crescido por falta de formações e pelo fato de os políticos não prestarem serviços com amor ao povo. E é também nossa responsabilidade, como cidadãos, atuar na tentativa de mudar este cenário.
Deus nos ensina a ser discípulos e missionários em todos os ambientes que convivemos. Nossas palavras e atitudes podem contribuir muito com a Igreja Católica, ainda mais nesta época de Sínodo Diocesano, em que a "Igreja em saída" é o lema perfeito para leigos e leigas colocarem em prática.
Se você tem vontade de participar e não sabe como, tente começar pelo seu dia a dia. Seja ativo em sua comunidade, conheça as pastorais de sua paróquia, vá às formações paroquiais e diocesanas. Além de estar em comunhão com Deus e com a Igreja, estes pequenos passos só têm a acrescentar em sua vida. E, com certeza, sua vocação irá ajudar muita gente ao seu redor!
Leia mais!