Acontece na Paróquia  

  • Mariana Junqueira - PASCOM Santa Teresinha

A importância e a missão dos leigos e leigas na Igreja


No domingo, 25 de novembro, celebramos a Festa de Cristo Rei. Neste dia, se concluiu o Ano do Laicato, durante o qual a Igreja do Brasil buscou valorizar ainda mais a presença e a missão dos cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade.

Na Paróquia Santa Teresinha, muitos leigos atuam nas mais de 30 pastorais e movimentos existentes. Nas quatro missas deste final de semana, os leigos engajados e comprometidos com a evangelização de nossa comunidade foram abençoados.

Durante a homilia, nosso pároco, padre Tiago, disse: “Aos leigos (...), o meu agradecimento por manterem esta comunidade viva, atuante, acolhedora. Este Ano do Laicato foi para vocês! Ele termina, oficialmente, nesta celebração, mas o compromisso e a missão de viver o Evangelho vão até o último dia de nossas vidas. Que vocês continuem amando, respeitando, cuidando desta comunidade, independentemente do pároco ou do bispo que esteja à frente de nossa Diocese. Que vocês continuem sendo uma comunidade acolhedora, de portas e braços abertos para ajudar a todos que procuram, em Jesus e nesta paróquia, refúgio e fortaleza.”.

É por meio dos leigos que o livro do Ato dos Apóstolos continua: os leigos e leigas continuam a escrever um capítulo deste livro, dando testemunho do Evangelho, por meio da ação do Espírito Santo, como a primeira comunidade cristã.

Os leigos são sal da terra e luz do mundo. Por meio do batismo, o primeiro sacramento, somos chamados a ser o Povo de Deus e anunciadores da Boa Nova. Por isso, a função dos leigos, membros que não integram o clero, é atuar na caridade, na comunhão, na evangelização e na liturgia. Cada batizado deve assumir a sua responsabilidade na construção do Reino.

Movidos pelo amor de Deus, cada um com seus dons e carismas coloca-se a serviço nas atividades pastorais desenvolvidas na comunidade de fé, mas também levando esse amor para fora da Igreja, na família, no trabalho e na sociedade, mostrando que somos uma Igreja em saída. Esta importante vocação missionária faz dos leigos protagonistas no serviço a Igreja e a sociedade.

Saiba mais sobre as pastorais e movimentos de nossa comunidade!

39 visualizações
Notícias em Destaque
Arquivo

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa