Acontece na Paróquia  

Dom Nelson Westrupp conduz Manhã de Espiritualidade sobre o Advento

"Tua vida, amor, planos e sonhos devem começar com Deus" (Mt 6, 33)

 

 Na manhã do dia 1º de dezembro, sábado, cerca de 140 pessoas reuniram-se na Paróquia Santa Teresinha para ouvir o Bispo Emérito Dom Nelson Westrupp. Após a invocação da Santíssima Trindade, o pároco, Padre Tiago Silva, convidou-o para conduzir a Manhã de Espiritualidade sobre o Tempo do Advento.

 

"Tudo o que fizermos na vida, sem espiritualidade, não tem sentido", iniciou Dom Nelson. "Temos um Advento intermediário, que é invisível", completou, explicando que toda vida cristã é um Advento permanente, pois estamos aguardando a vinda de Jesus, e a vinda ou chegada de alguém exige sempre uma preparação.

 

O Bispo Emérito continuou dizendo que a simbologia do Natal, se não for bem entendida, de nada servirá para nossas vidas. Infelizmente, este tempo coincide com a comercialização, tirando o foco de um momento tão importante para nós cristãos. "É preciso chamar a comunidade a viver experiências fortes, e chamar sua atenção para ouvir os passos de Deus. Em alguns aspectos de nossas vidas, Jesus ainda não nasceu. Precisamos deixá-lo ser o Senhor de nossas vidas", acrescentou.

 

Os presentes aprenderam também que a Igreja espera a vinda definitiva de Jesus, e o tempo do Advento celebra o Deus da Esperança. Aguardamos o que não vemos, e para vê-Lo é preciso perseverança. "Uma das virtudes do Advento é a vigilância. É preciso ter clareza de que a vinda do Menino Jesus é um acontecimento espiritual em nossas vidas, e viver esta espera significa intensificar a oração e desejar sinceramente a chegada do Senhor. Esperar é vigiar, estar sempre de prontidão. Quem vigia está atento e mantendo as lâmpadas acesas", instruiu o Bispo Emérito.

A Manhã de Espiritualidade realmente foi muito proveitosa para todos os que tiveram o privilégio de ouvir Dom Nelson. Dentre seus ensinamentos sobre este tempo que inicia um novo ano litúrgico, ele disse que o Advento pede, ao autêntico cristão, que forme pessoas de fé diante desta sociedade perversa, para torná-la mais respeitosa à dignidade humana. "É preciso respeitar o irmão com dignidade, pois estamos vivendo um momento de preparação para o Natal. Devemos 'acender a luz' das boas obras e afastar o pecado que pode nos distrair da espera de Jesus".

 

Após um pequeno intervalo, algumas leituras próprias do Advento foram proclamadas. Dom Nelson, então, explicou que o Profeta Isaías – "o profeta da alegria messiânica" – estará muito presente durante todo este tempo litúrgico. "E, com João Batista, somos convidados a abrir nossos corações para a chegada de Jesus", completou o bispo.

 

São José e Nossa Senhora também foram citados nesta Manhã de Espiritualidade. "O pai adotivo de Jesus é uma figura importantíssima para nossa preparação para o Natal. Com ele, podemos aprender o melhor do afeto, pois viveu inteiramente para Jesus. Por fim, temos o exemplo de Maria Santíssima, que, desde a anunciação até o nascimento, preparou-se para acolher o Salvador. Ela é o maior modelo de como deve ser nossa vivência durante o Tempo do Advento", concluiu o Bispo Emérito.

 

Para finalizar esta instrutiva manhã, Dom Nelson leu para todos os presentes uma oração intitulada "O Desejo de Contemplar Deus", de Santo Anselmo, e despediu-se com a bênção final. Que, seguindo os sábios ensinamentos desta Manhã de Espiritualidade, possamos fazer do nosso coração o melhor presépio deste Natal!

VEJA O ÁLBUM COMPLETO DO EVENTO EM NOSSO FLICKR!

 

Please reload

Notícias em Destaque
Please reload

Arquivo
Please reload

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa