Acontece na Paróquia  

  • Mariana Junqueira - PASCOM Santa Teresinha

Encerramento da Novena: uma bela preparação para o Natal


Na noite de quinta-feira, 20 de dezembro, nossa comunidade se reuniu para rezar o último encontro da Novena de Natal. Reunimos, assim, cerca de 20 grupos que rezaram a novena nas casas, e mostraram que podemos sim ser Igreja em saída, levando a Palavra de Deus de casa em casa durante os encontros.

Para muitos, foi a primeira experiência de participar de uma novena. Foi um belo testemunho de fé ver as crianças da catequese que foram visitar umas às outras, os jovens que antes eram poucos na comunidade e agora enchem as casas, assim como pastorais que começam a se reunir para rezar fora da igreja. Esse é um dos grandes sinais do que Deus vem realizando em nossa comunidade.

Nesta noite, realizamos um gesto concreto: a arrecadação de fraldas geriátricas, leite e alimentos não perecíveis que foram entregues a instituição Lar Nossa Senhora das Mercedes, uma casa de acolhida para senhoras idosas administrada por irmãs religiosas a qual o Padre Tiago acompanha.

Ouvimos um lindo testemunho da Katia Vaz: “Ano passado, eu recebi um convite da minha irmã Tatiana, catequista aqui da paróquia, para animar o primeiro dia da Novena de Natal, que foi na casa da minha mãe e eu aceitei. Peguei o meu violão, meio deslocada, porque acho que eu não participava de uma novena fazia uns 25 anos. Mas fui, preparei a animação e, neste dia, a música que eu lembrava e que eu escolhi para iniciar a animação foi ‘Eis me aqui, Senhor’. E, até então, não tinha caído a ficha da importância desse sim para mim. Resumindo, eu fui no primeiro dia, no segundo, fui acompanhando, acompanhando e tive uma recepção maravilhosa das catequistas, uma acolhida que foi fundamental para o retorno da minha fé, para o meu retorno a paróquia. Tive a honra de conhecer a Vanessa, que fazia parte da pastoral de músicos. Ela me convidou para ajudá-la numa missa no dia 28 de janeiro e eu aceitei. Só que tudo foi fluindo de uma maneira que eu não percebia o quanto Deus estava agindo na minha vida. E depois eu me deparei que foi de Deus o que aconteceu na minha vida, através da Novena de Natal, e foi de uma maneira tão bonita que hoje estou dando esse testemunho. Eu passei o ano de 2018 fazendo trabalhos para a casa de acolhida, participo do ministério de música, das pastorais... Mas sei que é só o comecinho, que a caminhada tem muita coisa para melhorar, para aprender, para desenvolver dentro da fé. Só gostaria de partilhar essa importância: a Novena de Natal resgatou uma ovelhinha perdida. Hoje eu posso com alegria no coração estar aqui, compartilhar e fazer o convite para todos: participem! Abram o coração para Deus, ouçam o falar de Deus, porque até aquele momento eu não ouvia e a Novena de Natal me abriu um canal, uma comunicação muito forte com Maria, minha intercessora, e com Deus.”.

Sem dúvida, a novena é um evento da vontade e do coração de Deus para alcançar as casas, sobretudo das pessoas mais afastadas da igreja. Os corações se alegram quando fazem a experiência de Jesus Cristo. Por isso, devemos levar o nosso Deus vivo para as casas, para o trabalho, para o meio de nossos amigos. E é esta a experiência do Natal um Deus que se encarna para nos ensinar o que é amar: sair em missão.

VEJA TODAS AS FOTOS DO ENCERRAMENTO DA NOVENA DE NATAL!

79 visualizações
Notícias em Destaque
Arquivo

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa