Acontece na Paróquia  

  • Thais Claudino e Katia Pazini – PASCOM Santa

Especial Semana Santa 2019 | Quinta-feira Santa: Missa dos Santos Óleos, Instituição da Eucaristia e


Lava-Pés e Vigília dão início ao Tríduo Pascal

Uma missa celebrada em três partes: Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Sábado de Aleluia. Este é o Tríduo Pascal, que nos recorda os últimos momentos da vida de Jesus, Sua prisão, paixão, morte e ressurreição. Na última quinta-feira, 19/04, os fiéis foram à Paróquia Santa Teresinha às 20h para iniciar esta caminhada com Cristo. A celebração, popularmente conhecida como "Missa do Lava-Pés", traz o rito que relembra a última ceia do Senhor com seus 12 apóstolos, quando Jesus, em um gesto de simplicidade e humildade, lava os pés daqueles que O seguiam. É nesta missa, também, que recordamos a instituição da Santa Eucaristia, ao partir do pão, e do sacerdócio.

Neste ano, o Padre Tiago escolheu a dedo um menino de aproximadamente 10 anos e conversou com ele por alguns minutos, sentados nos degraus do presbitério. Depois, a criança, acompanhada pelo padre, escolheu 12 pessoas dentre os fiéis presentes e o ajudou a lavar os pés de cada um deles. Num mundo tão desatento às necessidades infantis, onde falta amor, cuidado e respeito pelas crianças, esse simples gesto deixou todos emocionados.

A missa continuou com a instituição da eucaristia, momento no qual são consagradas todas as hóstias que serão utilizadas na segunda parte do Tríduo Pascal - a Celebração da Paixão, na Sexta-Feira Santa -, e terminou com a transladação do Santíssimo Sacramento. No Salão Padre Jorge, um pequeno altar estava ornamentado e devidamente preparado para receber o Ostensório. Assim, com uma pequena procissão do corredor central da igreja até o salão paroquial, o Padre Tiago fez a transladação solene e convidou os paroquianos a permanecerem em oração.

As portas ficaram abertas até à meia-noite e, após este horário, alguns paroquianos seguiram em vigília por toda a madrugada, até as 7h da manhã, quando deu-se início às Horas Santas da comunidade. A Vigília foi conduzida pelo Grupo de Oração Santa Teresinha e acompanhada por cerca de 30 pessoas, que puderam experienciar momentos únicos de fé e amor por Jesus e pelos irmãos.

Missa dos Santos Óleos, na Catedral do Carmo, ressalta a importância do Ano Extraordinário Missionário

A Missa dos Santos Óleos da Diocese de Santo André foi realizada no último dia 18 de abril, às 9 horas, na Catedral do Carmo. Todos os anos, durante a Semana Santa, ocorre esta celebração para bênção dos óleos que serão utilizados em cada paróquia, bem como para renovação da ordem presbiteral. Já no início da celebração, a entrada dos coroinhas, pré-cerimoniários, cerimoniários, diáconos, padres e o Bispo Dom Pedro acompanhado de Dom Nelson foi emocionante. As palavras de Dom Pedro, em sua homilia, tocaram fundo nos corações de todos os presentes. Em seguida, os sacerdotes renovaram os votos da ordem presbiteral.

Então, houve a apresentação dos Santos Óleos, momento no qual o animador nos disse: “Bendigamos o Senhor, que, por meio do óleo, quis curar os males dos enfermos, comunicar a força de seu Espírito e renovar aqueles que são ungidos. Com o pão e o vinho, preparemos o altar do Senhor.”.

Enquanto os integrantes do coral da catedral cantavam, os óleos foram dispostos em mesa devidamente ornamentada e, após a comunhão, pudemos assistir à bênção do Óleo dos Catecúmenos, que é sinal da bênção e fortaleza divinas, com o qual serão ungidos aqueles que pedem a graça do batismo para se inserirem como membros do Corpo de Cristo, que foi abençoado por Dom Pedro, ladeado dos dez Coordenadores Regionais. Em seguida, o Óleo do Crisma foi consagrado. Ele nos recorda o convite de espalharmos o perfume de Cristo pelo mundo. Expressa também uma destinação especial a tudo quanto ele unge: aos crismados, para receberem a força do Espírito Santo e testemunharem sua opção cristã; aos bispos e presbíteros, para configurá-los ao Sumo Sacerdócio de Cristo; e, aos altares e cruzes de igrejas dedicadas, para reservá-las exclusivamente ao culto divino. Por fim, também foi abençoado o Óleo dos Enfermos, utilizado para bênção dos doentes, também chamada de extrema-unção.

Os óleos bentos neste dia são de fundamental utilização no decorrer do ano litúrgico e símbolos de nossa fé. São ritos muito belos e cheios de significados que, por fim, ajudam a traduzir e a materializar os sacramentos de nossa religião.

33 visualizações
Notícias em Destaque
Arquivo

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa