Acontece na Paróquia  

  • Por Katia Pazini - PASCOM Santa Teresinha

Apostolado da Oração reza Tríduo e Missa em Ação de Graças


Nos dias 25, 26 e 27 de junho, nossa Paróquia celebrou o Tríduo em louvor ao Apostolado da Oração que neste ano completa 175 anos de existência. Encerrando com a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus na sexta-feira, dia 28, com a chegada do quadro peregrino e a presença dos paroquianos da Paróquia Santo Antônio. Além do nosso Pároco, Padre Tiago, contamos com a presença dos padres Marcos (no segundo dia) e Flávio (no terceiro dia). Todos eles, em suas homilias, enfatizaram a importância do Apostolado da Oração nas paróquias.

Padre Tiago, em sua Homilia, explicou para os presentes que fomos todos criados no amor e feitos para amar. Não somos juízes, mas irmãos e irmãs. Lembra-nos Jesus: “Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles”. Se assim fizermos, o mundo será profundamente diferente.

Enfatizou, ainda a importância do Apostolado da Oração e que estávamos ali reunidos pelo amor de Deus, lembrando-nos da ternura e da piedade do Vosso coração, a vista de tantos enfermos. Que o Sagrado Coração de Jesus não deixai que o enfermo vá embora sem ter sido curado, tendo piedade, da situação de todos os doentes. E, finalizou, pedindo: "Se assim fizermos, o mundo será profundamente diferente. A porta estreita é o amor que é proposto e que dá a vida e as vezes é rejeitado. Perseverar nele é a porta estreita".

Já o Padre Marcos lembrou da nova denominação do Apostolado da Oração que é Rede Mundial da Oração do Papa Francisco. Lembrou, também, que há movimentos de jovens vinculados ao Apostolado da Oração por isso este movimento é muito especial: é um fruto bom, vindo de Deus, por isso está completando 175 anos de existência. "A maior demonstração de fé é crer de fato no impossível", salientou o Padre Marcos. São incomensuráveis as estrelas, o poder, a misericórdia e amor de Deus. "Sem fé e oração, seremos uma árvore seca!", finalizou.

No terceiro dia do Tríduo, Padre Flávio explicou a importância da imagem do Sagrado Coração de Jesus: "Ela não é uma criação artística humana. Trata-se de uma revelação divina feita pelo próprio Jesus Cristo a Santa Margarida Maria Alacoque. Santa Margarida estava em adoração diante do Santíssimo Sacramento quando Jesus lhe apareceu".

Outro momento de muito aprendizado foi quando o Padre Flávio falou do primeiro símbolo que salta aos olhos nesta representação divina é o Sagrado Coração de Jesus, fora do peito, cercado de espinhos e ardendo em chamas. É uma imagem impressionante e que 'fala' muito. "O Coração de Jesus fora do peito é um símbolo gritante do amor de Deus por nós. Foi por causa deste amor que Jesus deu sua vida por cada um de nós. É uma maneira de Jesus falar: 'Eu amo você. Meu coração bate forte por você.' Foi o próprio Jesus quem disse que "não há maior amor do que dar a vida por quem se ama". Esta imagem é uma maneira de Jesus Cristo gritar para todos nós que Ele nos ama infinitamente. E ama a cada um pessoalmente, como se não houvesse mais ninguém neste mundo", finalizou.

Já na sexta-feira, dia 28 de junho, aconteceu a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, com a chegada do quadro peregrino e a presença dos paroquianos da Paróquia Santo Antônio. A cerimônia, presidida pelo Pe. Tiago, teve início com toda a assembleia acolhendo a Imagem Peregrina do Sagrado Coração de Jesus em virtude dos 175 anos de fundação do Apostolado da Oração, representando uma história de fé e evangelização, que se espalhou pelo mundo inteiro, tendo como centro o Coração amoroso de Jesus, e todos nós bebemos desta espiritualidade que nos dá ânimo para nossa missão apostólica.

Esta Solenidade teve como momento inicial a troca da fita de seis membros do Apostolado da Oração, no qual seis paroquianas receberam a fita larga das mãos do Padre Tiago, firmando o compromisso da Oração Diária e, segundo ele, este momento não mais se repetirá pois, por orientação da nossa Diocese, não haverá mais a fita estreita.

Durante sua homilia, Padre Tiago declarou sua alegria em ver a união das Paróquias de Santo Antônio e Santa Teresinha principalmente nesta Solenidade. Pediu, também, que o Senhor receba as nossas vidas, fazendo-nos dóceis ao Teu Espírito Santo para que a missão que nos confiaste possa ser hoje como ontem, uma rede mundial de oração no coração da humanidade e da Igreja.

Ao final desta Solenidade, foram aspergidas as lembranças contendo As Doze Promessas do Sagrado Coração, que foram entregues pela presidente Magali para todos os presentes.

Durante os quatro dias, ao final de cada Missa, foi rezada a oração pelos 175 anos do Apostolado da Oração:

"Coração de Jesus, Rei e centro de todos os corações, há 175 anos inspirastes um pequeno grupo de Jovens franceses a fazerem o apostolado pela oração, oferecendo suas vidas.

A pequena faísca se espalhou pelo mundo inteiro, e agora temos a alegria de ser do Apostolado da Oração, a Rede Mundial de Oração do Papa. Coração Santo, dá-nos a graça de caminhar com todo o Povo de Deus, deixando-nos transformar em autênticos discípulos – missionários, acolhendo as inspirações do Divino Espírito em favor de toda a humanidade e dos mais abandonados e necessitados, com seus desafios e esperanças.

Coração bondoso, fornalha ardente de caridade, que sejamos, contigo, testemunhas da misericórdia para o mundo sedento de paz, justiça e fé! Amém."

88 visualizações
Notícias em Destaque
Arquivo

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa