Acontece na Paróquia  

  • Thais Claudino – PASCOM Santa Teresinha

Pastoral de Coroinhas e Cerimoniários institui novos jovens para o serviço ao altar


Após orações, preparação e formações, os três jovens que aceitaram o convite feito em julho, ainda pelo Pe. Tiago, foram instituídos como novos cerimoniários da Paróquia Santa Teresinha! A instituição foi celebrada no dia 06 de outubro, durante a missa das 7h30, pelo paróco, Pe. João Aroldo. Após a homilia, foi feito o rito de instituição, juntamente com as coordenadoras da Pastoral de Coroinhas e Cerimoniários. As vestes foram abençoadas, e os pais e madrinhas ajudaram a paramentar os jovens em frente à comunidade, que os recebeu com muitas palmas! "Toda instituição é especial. Fico arrepiada e alegre em ter tantos jovens dizendo 'sim' aos caminhos de Deus. Cada jovem é especial para mim; conheço todos eles e suas histórias de vida. É lindo!", diz Lucineide da Silva, coordenadora da Pastoral de Coroinhas e Cerimoniários, da qual já participa há cerca de 18 anos. Os cerimoniários das missas são reconhecidos mundialmente como "mestres de cerimônia", aqueles que serão responsáveis por organizar e manter a ordem durante as celebrações. Eles recebem uma veste longa preta com uma sobrepeliz bege bordada, diferenciando-os dos demais. O cerimoniário deve sempre trabalhar colaborando com os outros leigos que também possuem funções na cerimônia. Sempre pode haver mais de um cerimoniário na mesma missa, sendo que um deles deve ser o "cerimoniário-mor", aquele que vai liderar a todos e também a quem o padre se dirige caso precise de ajuda. Os demais cerimoniário poderão ajudar em outras partes litúrgicas da celebração, como o missal, o turíbulo etc.

Na Diocese de Santo André, cerca de 2.500 moças e rapazes têm a função de cerimoniários nas paróquias, geralmente com idade a partir dos 13 anos. Na Paróquia Santa Teresinha, até então, tínhamos quatro cerimoniárias ativas. Agora, nossa comunidade terá sete no total! A Pastoral de Coroinhas e Cerimoniários é muito ativa em nossa comunidade. Com seus 80 membros, entre jovens e crianças, está sempre presente nos eventos da paróquia, da Diocese e demais compromissos com a comunidade de Santa Teresinha. Aos nossos novos cerimoniários, Sarah Martins, Leonardo Bricks e Roberto Corradini: sejam muito bem-vindos!

VEJA MAIS FOTOS DESSE MOMENTO EM NOSSO FLICKR!

25 visualizações
Notícias em Destaque
Arquivo

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa