top of page

  Acontece na Paróquia  

  • Camila Raya - PASCOM Santa Teresinha

Vivendo o Advento e o novo Ano Litúrgico


No domingo (1/12), iniciamos o tempo do Advento e um novo Ano Litúrgico. Com a chegada desse momento de preparação para o Natal, começamos a refletir sobre a necessidade de estarmos vigilantes à espera do nascimento de Jesus! Nas quatro semanas do Advento, que significa "chegada", temos a oportunidade de mudar nossas vidas nesse novo ano que se inicia. Nosso coração deve estar aberto para que nos convertamos e sejamos fieis ao Evangelho, além de renovar nossas esperanças e confirmar a nossa Aliança com Deus. Durante esse tempo de preparação e reflexão, não podemos deixar de lado a tradição de montar um presépio em nossas casas, e não apenas nelas, como nos lembra Papa Francisco em carta publicada sobre o presépio no primeiro domingo do Advento: "Com esta Carta, quero apoiar a tradição bonita das nossas famílias prepararem o Presépio nos dias que antecedem o Natal, e também o costume de o armarem nos lugares de trabalho, nas escolas, nos hospitais, nos estabelecimentos prisionais, nas praças…". O presépio expressa o significado do Natal e o mistério do nascimento de Jesus, nos lembrando da mensagem do amor de Deus por nós. Nas casas, ele reúne as gerações: as crianças questionam, dizendo "É Maria, a mãe de Jesus. E quando Jesus chegará?"; já os adultos falam do significado do Natal. As famílias se reúnem ao redor do presépio para orar, cantar e receber Jesus, o Salvador do mundo, que vem para trazer a alegria do Natal. Montar o presépio em nossas casas é permanecer no amor de Deus e testemunhar a todos esse grande amor.

Papa Francisco também nos lembra do significado de montar um presépio em uma de suas cartas apostólicas: "Armar o Presépio em nossas casas ajuda-nos a reviver a história sucedida em Belém. Naturalmente, os Evangelhos continuam a ser a fonte que nos permite conhecer e meditar aquele Acontecimento; mas, a sua representação no Presépio ajuda a imaginar as várias cenas, estimula os afetos, convida a sentir-nos envolvidos na história da salvação, contemporâneos daquele evento que se torna vivo e atual nos mais variados contextos históricos e culturais.". Leia aqui a carta apostólica sobre o significado e valor do presépio na íntegra! Atenta aos sinais dos tempos, todas as igrejas da Diocese de Santo André, em seu empenho pela acolhida e pela missão, realizaram a abertura do Ano Vocacional Diocesano, iniciado neste Advento e que se encerrará no Domingo de Cristo Rei do próximo ano. Animados pelo lema “Acolho teu chamado”, começamos a refletir os sinais de Jesus para que cada um de nós possa discernir e viver na alegria a nossa vocação.

Na missa do Primeiro Domingo do Advento, nosso pároco abençoou os presépios das famílias e acendeu a primeira vela, lembrando da importância de acompanharmos o Tempo do Advento em comunidade e pedindo ao Senhor da Messe, mais operários.

E no Segundo Domingo do Advento, continuamos nossa caminhada assim como fez Maria, que enfrentou suas dificuldades, mas Deus encontrou nela toda disponibilidade para que realizasse seu plano redentor, por esse motivo somos chamados a celebrar na certeza de que é preciso organizar os caminhos do Senhor, portanto, acendemos a vela vermelha, que além de representar o amor de Deus por cada um de nós, é a anunciação feita por João Batista, que pede conversão e mudanças profundas nas nossas vidas.

Participe de nossas missas e vamos juntos preparar o coração para o Natal de nosso Senhor!

Referências:

https://eglise.catholique.fr/approfondir-sa-foi/la-celebration-de-la-foi/les-grandes-fetes-chretiennes/noel/ https://noel.catholique.fr/questions/quest-ce-que-le-calendrier-de-lavent/ https://noel.catholique.fr/questions/pourquoi-et-comment-fait-on-une-creche/

24 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page