Acontece na Paróquia  

  • Lucieni Rodrigues - PASCOM Santa Teresinha

2020: um ano de muitas ações de caridade em nossa paróquia


Em um ano de tantas dificuldades, poder ajudar aos nossos irmãos mais carentes foi sem dúvidas uma bênção de Deus e uma maneira de dar graças por aquilo que temos. Com o Drive Thru Solidário, mais que dobramos as arrecadações mensal de alimentos e produtos de higiene pessoal na Paróquia Santa Teresinha, permitindo que mais famílias pudessem ser assistidas pelo Movimento dos Vicentinos e ainda que ajudássemos outras paróquias menos favorecidas. Além disso, realizamos diversos gestos concretos durante o ano em prol de diferentes causas. Vamos relembrar?


Neste ano em que foi preciso que nos uníssemos em prol do nosso próximo, nossa comunidade realizou alguns gestos para com aqueles que tanto necessitam de nosso olhar misericordioso, como a entrega de 100 cobertores e 735 kits de café da manhã para o projeto do Padre Júlio Lancelot e a arrecadação de itens para enxoval de bebês, roupas, frangos e panetones para o Natal também pelo Movimento dos Vicentinos.


No Dia do Pobre, celebrado em 15 de novembro, tivemos um gesto concreto guiado pelo versículo “Dai de beber a quem tem sede”. Assim, durante todo o mês de novembro, arrecadamos garrafinhas de água mineral. Foram arrecadadas 2.320 garrafas de 500 ml (incluso as que foram compradas com dinheiro arrecadado), 31 garrafas de 1,5 L e 480 copos de 200 ml. Devido a quantidade arrecadada, além de ajudarmos o Vicariato Episcopal para Caridade Social da Diocese de Santo André, também foi possível ajudar o grupo de voluntários de nossa paróquia, que junto com outros voluntários de outras paróquias, a noite levam um pouco de acalento aos moradores de rua da região.


Para a celebração do Natal de 2020, o Vicariato para a Caridade de nossa diocese propôs como gesto concreto a arrecadação de roupas e alimentos, que depois seriam distribuídos entre as comunidades mais necessitadas. Nossa Paróquia de Santa Teresinha, em consonância com nossa diocese, lançou a Campanha intitulada “Macarronada do Bem”, que durou de 24 de dezembro de 2020 a 03 de janeiro de 2021, arrecadando macarrão, molho e milho e ervilhas em conserva. Foram arrecadados 289 pacotes de 500 g de macarrão, 269 sachês de molho de tomate, 152 latas/sachês de ervilhas e 71 latas/sachês de milho.

A arrecadação foi destinada ao Vicariato que dividiu entre duas comunidades: a Paróquia Nossa Senhora do Rosário na Vila Luzita (Santo André/SP) do Padre Cícero Soares da Silva e a Paróquia São Pedro e São Paulo na Vila São Pedro (São Bernardo do Campo/SP) do Padre Zeca, que vieram buscar as doações em nossa paróquia no início do ano.


Que Deus abençoe a todos e, em nome daqueles que receberam este gesto, nosso eterno agradecimento!

Você sabe o que é Vicariato Episcopal para Caridade Social?

“A ação ainda visa promover uma permanente escuta efetiva e afetiva dos pobres e de todas as pessoas em situação de vulnerabilidade na sociedade; fazer um mapeamento dinâmico das pobrezas, das periferias geográficas e existenciais na região; consolidar um trabalho em rede entre órgãos eclesiais, entidades da sociedade civil e governo para um melhor serviço aos pobres, marginalizados e excluídos; bem como o fortalecimento destas ações. Mais informações sobre como participar do Vicariato para Caridade Social na Cúria Diocesana (Praça do Carmo, 36 – Centro de Santo André) ou pelo telefone 4469-2077.”


Mais informações:

Caso queira fazer uma doação em nossa paróquia, o Drive Thru Solidário acontece nos dois primeiros finais de semana do mês, das 9h às 13h, em frente à Paróquia Santa Teresinha. Ou, se preferir, as doações podem ser realizadas em nossa Secretaria Paroquial, de terça a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h.


“Sempre haverá pobres na terra. Portanto, eu ordeno a você que abra o coração para o seu irmão israelita, tanto para o pobre como para o necessitado de sua terra.” [Dt 15:11]

41 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo