Conheça as ações realizadas no Dia do Pobre 2021

No último domingo, 14/11, em comunhão com toda a Igreja, celebramos a 5ª edição do “Dia Mundial dos Pobres”. Esta data foi instituída pelo Papa Francisco no final do ano de 2016, quando foi concluído o Ano Santo da Misericórdia.
O Santo Padre nos recorda que “os pobres não são pessoas ‘externas’ à comunidade, mas irmãos e irmãs cujo sofrimento se partilha, para abrandar o seu mal e a marginalização, a fim de lhes ser devolvida a dignidade perdida e garantida a necessária inclusão social”.
Em nossa Diocese, esta celebração aconteceu, simultaneamente, nas diversas regiões pastorais, oferecendo às pessoas em situação de vulnerabilidade um dia de acolhimento e amor, através de gestos concretos.
As atividades começaram logo cedo. A partir das 8h da manhã, os voluntários – juntamente com o grupo de músicos – estavam prontos, com muita alegria e animação, para acolher, servir o café da manhã, fazer a entrega dos kits com roupas, calçados e itens de higiene pessoal. Também foram oferecidos serviços de cabeleireiro, assistência à saúde, consultoria jurídica e, o mais importante: escuta aos mais necessitados.
Nossa região pastoral – Santo André Utinga – somou forças às paróquias da região Santo André Centro, concentrando suas ações na Praça do Carmo. Enquanto isso, aqui em nossa paróquia, membros da Pastoral de Rua “Os Escolhidos de São Sebastião” juntamente com outros das paróquias Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio ficaram preparando o almoço para ser servido aos irmãos no centro da cidade. Foram cerca de 550 marmitas preparadas com muito amor e carinho.
Ao final, nosso bispo, Dom Pedro, celebrou a Santa Missa para encerrar este dia, onde manifestamos gestos de amor, solidariedade e fraternidade com aqueles que mais precisam. Dom Pedro, em sua homilia, nos provoca dizendo que “esse apelo do Dia dos Pobres é um momento no qual a Igreja convida todos nós a refletirmos, pensarmos e agirmos em favor dos nossos irmãos”.
Os escolhidos de São Sebastião: saiba como surgiu esta Pastoral em nossa paróquia
Em janeiro de 2021, alguns paroquianos sentiram o desejo de ajudar os irmãos mais necessitados, os que estavam em situação de rua. Após uma reunião no Centro Pastoral de nossa paróquia para definir como se daria esta ação missionária, nasce o projeto “Escolhidos”. Assim chamado pois Deus nos pede para cuidarmos dos seus escolhidos, os prediletos do Reino: os pobres.
A partir disto, os integrantes começaram a pedir doações de alimentos e descartáveis para dar início ao trabalho. No dia 14/01, conseguiram fazer cerca de 60 marmitas que foram distribuídas pelas ruas, com muito amor, oração e dando atenção àqueles que estão à margem da sociedade.
Atualmente, são aproximadamente 30 pessoas que nos ajudam na preparação dos alimentos, separação de roupas e cobertores, e entregas das doações. Em abril, nosso pároco, Pe. João, que desde o início do projeto tem demonstrado grande apoio, completou o nome. E, desde então, passaram a chamar-se “Escolhidos de São Sebastião”.
Semanalmente, são distribuídas mais de 250 marmitas e 50 kits de roupas, itens de higiene e cobertores em alguns pontos de Santo André. Somos gratos a todos os que contribuem com este projeto pastoral, doando seu tempo e recursos para que o amor e a solidariedade possam ser levados através dos alimentos e demais itens.
Comments