Acontece na Paróquia  

  • Fernando Murakami - PASCOM Santa Teresinha

Corpus Christi: Em procissão pelo bairro, demos testemunho de nossa fé


Na quinta-feira, 16 de junho, celebramos na Paróquia Santa Teresinha a missa de Corpus Christi, que celebra o Corpo e Sangue de Jesus Cristo na presença real na Eucaristia. Essa solenidade é realizada na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte de Pentecostes.


A missa iniciou-se às 9h e, no decorrer da missa, tivemos a ótima procissão percorrendo pelas ruas do nosso bairro junto com o Santíssimo, testemunhando a presença de Jesus sobre a comunidade.

Durante a homilia, refletimos sobre a leitura do Evangelho (Lc 9, 11-17), o Padre João relembrou um dos momentos marcantes naquele tempo quando havia mais de mil pessoas na cidade e a comida que tinha era cinco peixes e dois pães para todo mundo. Porém Jesus abençoou os pães e os peixes e partiu para todas as pessoas conseguissem comer, e, no final, todos ficaram satisfeitos e ninguém ficou sem se alimentar. Demonstrando as atitudes de Jesus para que ninguém tenha fome e todos possam se alimentar desejando o bem de todos, e recebendo a presença de Jesus na Eucaristia, relembrarmos os gestos de partilhar os alimentos ao próximo e recebemos a transformação sobre a nossa visão de tornarmos um mundo melhor cheio de vida e esperanças.

Neste dia, tradicionalmente, se realiza a confecção dos tapetes no sentido de honrar a devoção à Santíssima Eucaristia, homenageando Nosso Senhor Jesus Cristo com a produção do caminho pelo qual ele passará, fazendo memória, também, da multidão que estendia ramos e mantos para que Jesus passasse em sua entrada em Jerusalém na Semana Santa. Os tapetes são elaborados de cenas e representações bíblicas da fé católica com uso de materiais como serragem, sal, borra de café, areia e outros.


Neste ano em nossa paróquia, no tapete foram colocados os desenhos produzidos pelas crianças e jovens das nossas pastorais: Catequese Infantil, Coroinhas, Perseverança e Pascom mirim. E, para acompanhar, nossa comunidade contribuiu com um lindo gesto de solidariedade na doação de alimentos não perecíveis colocados nos cestos nas laterais dos bancos até o altar.

CLIQUE AQUI PARA VER TODAS AS FOTOS DESTA CELEBRAÇÃO!


Saiba mais sobre o tapete de Corpus Christi em: https://arqbrasilia.com.br/qual-o-significado-do-tapete-de-corpus-christi/

42 visualizações
Notícias em Destaque
Arquivo