Acontece na Paróquia  

  • Angela Valéria Bassaco

Entrega dos alimentos arrecadados no gesto concreto ajuda a muitos e emociona voluntários


No dia 1º de outubro de 2020, nossa comunidade celebrou o dia de nossa padroeira Santa Teresinha. E como gesto concreto, durante todo o mês de setembro, arrecadamos itens como pacotes unitários de bolachas salgadas e doces, mini bolinhos, achocolatados e sucos individuais para compor kits de café da manhã, os quais seriam direcionados ao projeto do padre Júlio Lancellotti, que atende cerca de 500 moradores de rua por dia fornecendo refeições. Com as doações recebidas, foi possível montar 725 kits de café da manhã e ainda entregamos, à parte, mais 72 pacotes de bolacha salgada e 139 pacotes de bolacha doce.


No dia 15 de outubro, o Padre João, acompanhado dos voluntários Valéria, Neuclair e Mateus, foram realizar a entrega dos kits, que precisaram ser levados em um pequeno caminhão. Primeiramente, todos participaram de uma missa na Paróquia São Miguel Arcanjo, onde padre João concelebrou com o padre Júlio. Depois, seguiram para a Comunidade São Martinho de Lima, que recebe ajuda do Poder Público, porém, também é assistida pelo Padre Júlio, juntamente com os voluntários e funcionários do local. De acordo com a funcionária, eles servem diariamente 1000 refeições, sendo café da manhã e almoço. Contudo, quando está chovendo, como no dia da entrega, chegam a servir mais, pois muitos procuram o local como abrigo.

Pessoalmente, fiquei muito comovida em ver aquelas pessoas ali, esperando por alguma coisa para comer. Muitos com um olhar perdido, outros atônitos. Uma situação muito triste. Mas também fiquei feliz por saber que somos um grão de areia neste mundo e fizemos alguma diferença no dia de alguém. Precisamos continuar com estas atitudes, pois temos poucos “Padres Júlio” neste mundo. Este homem trata cada um com atenção e carinho e os vê como seres humanos e não como moradores de rua.


Agora, uma outra observação: quando chegamos na comunidade, fomos muito bem recebidos pelos funcionários e voluntários. Porém, quando cheguei ao local onde coloquei a primeira caixa de kits, vi que havia uma grande quantidade de pães de hambúrguer amassados, o que para aquelas pessoas seria o “manjar dos deuses”. Fiquei pensando como devemos agradecer a Deus, não só o alimento que temos em nossa mesa, mas como ele é ali colocado e apresentado. Em minha casa, sempre agradecemos o nosso alimento, mas nunca agradeci como ele é colocado à mesa.


Ao meu ver, estas pessoas nos ensinam muito, sem precisar saber da história de cada um e do motivo pelo qual cada um está lá. Que Deus abençoe a cada um que pôde fazer sua doação. Que o alimento físico e espiritual nunca lhes falte!

95 visualizações
Notícias em Destaque
Arquivo

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa