Acontece na Paróquia  

  • Palloma Santos - PASCOM Santa Teresinha

Jovem vocacionado de nossa paróquia ingressa no Seminário Propedêutico


No domingo dia 24 de janeiro, durante a Celebração Eucarística, nossa comunidade teve a alegria de celebrar a missa de envio do jovem vocacionado Leonardo Bricks ao Seminário Propedêutico de nossa diocese de Santo André. Foi um momento muito emocionante para a história de nossa paróquia que pode acompanhar a sua trajetória desde o nascimento de sua vocação.


Leonardo é natural de Santo André, nascido no dia 16 de fevereiro de 1992. Começou a frequentar nossa paróquia no ano de 2015 e, após receber aqui os sacramentos de iniciação à Vida Cristã – Batismo, Crisma e Primeira Eucaristia – sentiu o despertar vocacional. No primeiro momento, não compreendia este chamado, mas ao inserir-se nas atividades pastorais da paróquia, esta inquietação falava mais alto em seu coração. Desde então, começou a pensar nas “respostas” que poderia dar a este chamado.


O jovem Leonardo nos conta como foi este processo de discernimento:


1. Qual a importância das atividades pastorais na paróquia no seu processo de discernimento vocacional?


Todas as pastorais foram de grande importância para o meu desenvolvimento, uma vez que o trabalho pastoral é de suma importância para o crescimento e desenvolvimento vocacional para o jovem que quer se entregar verdadeiramente ao seu chamado. Ali nas pastorais, o jovem vai corresponder cada vez mais a esta entrega para o trabalho que Deus. As pastorais são um meio de amadurecimento e discernimento à vocação a que Deus vem a nos chamar. Foi no servir como cerimoniário que comecei a corresponder a este chamado e inquietação dentro de meu coração, além do servir, fui amadurecendo com os jovens nas pastorais e correspondendo a esta entrega ao chamado, logo em seguida, comecei a perceber que estava ensinando, não somente aqueles que estavam dentro da igreja, mas sim também aos meus amigos de trabalho.


2. Qual foi seu maior desafio durante estes anos participando dos encontros vocacionais?


Corresponder ao chamado de Deus foi de suma importância para mim no início, pois não entendia o significado deste chamado no princípio. Com as conversas com os sacerdotes, pude compreender e também esclarecer algumas dúvidas em meus pensamentos. Com a graça de Deus, tive alguns amigos de confiança, que foram de muita importância durante este caminhar.


Além das orações, penitência e jejum, outro desafio que coloco aqui foi aprender a estar em comunhão com Cristo, tendo as missas dominicais em casa no ano de 2020. Foi um grande desafio e aprendizado em trazer a missa dominical e comungar em casa espiritualmente. Mas aconteceram muitas renovações dentro da minha casa, pelas missas dominicais, pois tive a oportunidade de ensinar aos meus familiares a estarem vivenciando a fé, que eu pratico dentro da igreja.

3. Como projeta o início dessa caminhada no Seminário Propedêutico em 2021?


Neste ano de 2021, na caminhada do Propedêutico, quero me empenhar cada vez mais nos estudos e no amadurecimento. Manter-se firme e fiel à Cruz, e em busca daquele que nos dá força e esperança, que é Jesus. E aprender com meus irmãos de caminhada juntos. Está escrito assim: “Espera no Senhor, sê firme, fortaleça-se teu coração, espera no Senhor” (Salmo 27, 14.).


4. Qual mensagem você deixa aos jovens de nossa paróquia sobre o caminho vocacional?


Venho aqui convidar-vos jovens a estar vivenciando esta entrega para os trabalhos de Deus. Vocês sãos os pilares da igreja e também o futuro de nossa paróquia. Que não tenham medo do chamado a Vocação Diaconal, Sacerdotal ou Religiosa. Deixem-se ser conduzidos pelo Espírito Santo. Que o Espírito Santo de Deus possa fazer morada em seu coração. Deixem ser abertos para as mudanças acontecerem.


Deixo esta palavra para com que vocês reflitam em seu caminhar:


“Eu vos escrevi, filhinhos, porque conheceis o Pai. Eu vos escrevi, pais, porque conheceis aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, a palavra de Deus permanece em vós e já vencestes o Maligno. ​Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. Porque tudo o que há no mundo – o desejo da carne, o desejo dos olhos e a ostentação da riqueza – não vem do Pai, mas do mundo. Ora o mundo passa, e também o seu desejo; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre NELE.” (1 João 2, 4-17)


Deixe ser aberto para o amor de Jesus fazer maravilhas em seus corações. Não permitam que os desejos do mundo venham consumir a sua inocência. Lembrem-se de quem se doou por cada um de vós na Cruz, aquele que derramou o seu sangue, para a sua salvação.


Que vocês jovens da Santa Teresinha, tenham coragem em responder sempre este chamado de Deus, e quando tiverem medo olhem para a Cruz, pois Ele está ali por ti, não tenham medo, pois Ele permanece ao seu lado, para todo o sempre.



Fonte: https://www.diocesesa.org.br/2020/12/tres-vocacionados-sao-admitidos-ao-seminario-propedeutico-em-2021/

92 visualizações
Notícias em Destaque
Arquivo

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa