Acontece na Paróquia  

  • Por Fernando Murakami – PASCOM Santa Teresinha

Missa do Sábado de Aleluia prepara a comunidade para a festa da Ressurreição do Senhor


No último sábado, dia 16, celebramos na Paróquia Santa Teresinha a missa do Sábado Santo, mais conhecido como Sábado de Aleluia. Depois de dois anos de pandemia da Covid-19, a missa desse ano foi não apenas transmitida pelas redes sociais da paróquia, mas também celebrada de forma presencial. Apesar do tempo frio, a comunidade se reuniu com ótimas esperanças de celebrar os preparativos para o Domingo de Páscoa e Ressurreição de Jesus.


Este dia marca o último do Tríduo Pascal, iniciado na missa de Quinta-Santa, recordando os últimos momentos que antecedem a Festa da Páscoa em que Jesus vence a morte dando início a uma vida nova!


A missa iniciou-se com o Padre junto dos ministros e coroinhas na parte de fora da igreja. Em seguida, foi realizada a bênção do fogo, tornando-o um fogo novo que simboliza a vinda de Cristo sobre a luz e ilumina novos caminhos trazendo vida nova cheia de alegria e paz.


Após a bênção do fogo, com as luzes da igreja apagadas, foi aceso o Círio Pascal, e a Pastoral da Acolhida foi acendendo as velas da comunidade.

Mais tarde realizou-se a pregação dos cinco cravos na cruz do Círio sobre as cinco chagas de Jesus. Nele temos as letras “alfa” e “ômega” – primeira e última letras do alfabeto grego – que significam o princípio e o fim de todas as coisas. Com a luz do Círio acesa, simbolizando a luz do Cristo ressuscitado, cantamos com alegria a Proclamação da Páscoa com o seguinte refrão: “Ó noite de alegria verdadeira que une de novo o céu e a terra inteira” sobre a ressurreição de Jesus que neste dia vive e reina para sempre!


Depois disso, nosso pároco João Aroldo realizou a bênção da água e tivemos a presença de 3 adultos preparados a serem batizados e iniciarem suas vidas na caminhada com Deus, além da renovação das promessas do batismo em que toda a comunidade se coloca preparada para a vida cristã renunciando a todo o mal. Ao final tivemos o momento da comunhão, a Liturgia Eucarística, recebendo o pão e o vinho retratando a presença de Jesus no meio de nós.



Antes de encerrar a missa, comemoramos junto da vitória de Jesus o aniversário natalício do nosso pároco, que foi homenageado com uma ótima lembrança em nome de toda a comunidade da Paróquia Santa Teresinha. Neste dia nos alegramos pelo comando do Padre João Aroldo e agradecemos por todo esse tempo desde a sua vinda em que foi nomeado oficialmente pelo bispo Dom Pedro até os dias de hoje, e desejamos que venham vários momentos incríveis com bênçãos de Deus em sua vida.


Que com este Sábado Santo possamos ressuscitar junto de Jesus e ser confiantes em tornar o mundo melhor! Que possamos vencer todos os desafios acabando de vez com o vírus da Covid-19 e podendo retornar às nossas atividades e ao mundo normal.


Acesse mais fotos do Sábado Santo da Paróquia Santa Teresinha clicando no link: https://www.flickr.com/photos/paroquiasantateresinhasa/albums/72177720298206677

32 visualizações
Notícias em Destaque
Arquivo