Acontece na Paróquia  

  • Fernando Murakami - PASCOM Santa Teresinha

Quarta-feira de Cinzas dá início à Quaresma


No dia 17 de março, após o feriado de carnaval, foi iniciado um novo ciclo para os cristãos católicos com a missa de Quarta-feira de Cinzas, que dá início ao Tempo da Quaresma. Neste período, os cristãos realizam a prática de “jejum” de forma, a retratar o período que Jesus passou seus 40 dias no deserto, além de ser tempo de penitência, caridade e oração mais intensa. Na Paróquia Santa Teresinha tivemos a missa no modelo presencial, que apesar do forte temporal no final da tarde, a comunidade se fez presente para participar da celebração, e também pela transmissão no Facebook da paróquia, devido a pandemia do Coronavírus (Covid-19).


Durante a missa, o padre João realizou o momento da imposição das cinzas. Quando recebemos a imposição das cinzas, expressamos com humildade e sinceridade de coração, que desejamos nos converter e crer de verdade no Evangelho, com as palavras do sacerdote: “Convertei-vos e crede no Evangelho”. Para os antigos judeus o uso das cinzas já significava arrependimento dos pecados e volta para Deus. As cinzas que os cristãos católicos recebem na testa neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida.


Uma das frases que serve de lembrete para nós, neste momento é: “Lembra-te que do pó vieste e ao pó hás de retornar”. A cinza quer demonstrar justamente isso; viemos do pó, viemos da cinza e voltaremos para lá, mas, precisamos estar com os nossos corações preparados, com a nossa alma preparada para Deus. Porém esse ano devido as ordens da Diocese seguindo os protocolos de saúde, o Padre João junto com os ministros realizou a imposição das cinzas sobre as cabeças e não na testa, para obter nenhum contato.


Quaresma é um tempo de “refletir melhor a nossa vida” e abandonar o pecado (seja ele qual for: a vaidade, a arrogância, a ganância, a inveja, entre outros) para viver o que Jesus recomendou: “Vigiai e orai, porque o espírito é forte, mas a carne é fraca”. Que durante esse período de 40 dias, possamos melhorar as nossas vidas, realizar o ato de sermos mais compreensíveis com cada um sempre, em primeiro lugar respeitando o próximo, e, acima de tudo, ajudar e apoiar a todas as pessoas e realizar a prática de ler sobre os trechos da Bíblia para estarmos mais preparados caminhando cada vez mais próximos de Deus, tornando o mundo cada vez melhor.


Link de apoio: Operários da Messe

16 visualizações
Notícias em Destaque
Arquivo

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa