top of page

  Acontece na Paróquia  

  • Gisele Falcão - PASCOM Santa Teresinha

Paróquia Santa Teresinha participa de Formação Missionária

O regional Santo André-Utinga reuniu-se para preparar a Visita Pastoral Missionária, que acontecerá no início de outubro. Durante as três últimas noites, a Paróquia Santa Teresinha participou da Formação Missionária realizada no auditório do Santuário Senhor do Bonfim, que esteve repleto de agentes pastorais, representantes paroquiais da região e missionários.

No primeiro dia de formação, após abertura realizada pelo Frei Nestor Marin e nosso pároco, Pe.Tiago Silva, contamos com a assessoria do Padre Odair Gonçalves sobre a fundamentação da Visita Pastoral Missionária. Ele enfatizou que temos o propósito de ir ao encontro de todos; ser presença da Igreja na vida das pessoas, e conhecendo a realidade da paróquia que frequentamos, tornar-se-á possível responder às necessidades e expectativas das pessoas que serão visitadas. “A Visita Missionária leva ao encontro da pessoa com Cristo e não existe experiência mais perene do que a experiência com Nosso Senhor!” – finalizou Pe. Odair.

Na noite de quarta-feira, 14, foi a vez de o

Padre Flávio Gomes orientar-nos sobre a metodologia, sobre como devemos nos comportar no espírito missionário. Ele ressaltou o que nos pede o Papa Francisco: uma “Igreja em saída”. “É preciso abrir as janelas das Igrejas! Embora a Igreja possa estar viva dentro de si, ela pode não estar viva no bairro, na comunidade”. Dentre tantos direcionamentos, vale ressaltar que ao visitar uma casa, não se deve olhar o que a

pessoa tem, mas sim o que ela é! “Os missionários não devem fazer imposições, nem ficar no ‘achismo’, afinal cada um estará representando a sua Igreja. É preciso que as pessoas recuperem o ‘ser Igreja’. Elogie, fortifique” - completou Pe. Flávio.

Com o tema: Espiritualidade - abordado peloFrei Nestor Marin -, na última noite de formação, conhecemos os múltiplos sentidos da palavra. Ele destacou que “Espiritualidade é o que orienta, dá sentido e sabor ao compromisso missionário”. A espiritualidade é aquilo que produz no ser humano uma mudança interior.

"[...] Para saber o tamanho da nossa espiritualidade, devemos fazer a experiência de ouvir aquele que nos contradiz então, saberemos o quanto somos capazes de carregar o contraditório em nós! Quando formos capazes de ouvir e mostrar a nossa maneira de pensar, serenamente, sem imposição ao outro, estaremos amadurecendo! A espiritualidade vai além do intelecto, ela não se explica, acontece!” (Frei Nestor Marin)

Ao final, contamos com mais um momento de oração, sentindo-nos agraciados por Deus que nos permite vivenciar momentos como estes!


Acompanhem em nossos meios de comunicação as divulgações das missas e eventos, que acontecerão entre os dias 01 e 09 de outubro, e juntem-se a nós nesse grande acontecimento que teremos o privilégio de vivenciar!

37 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page