Batismo  

É o batismo que faz de nós cristãos e nos introduz na Igreja e, pela graça, faz-nos nascer para a vida divina.

O batismo marca verdadeiramente a nossa entrada na vida cristã.

O Batismo é o sacramento da iniciação cristã, através do qual o Sacrifício Pascal de Jesus Cristo se aplica às almas, tornando-as, em primeiro lugar, filhas de Deus Pai, mas também membros da Santa Igreja de Cristo e abrindo o caminho para a salvação eterna.

O Batismo pode ser feito em qualquer idade, mas geralmente é realizado quando somos ainda bebês, para que nos tornemos cristãos o quanto antes e nos purifiquemos do pecado original. Quando os pais decidem batizar os filhos, eles escolhem os padrinhos, que juntamente com eles mostrarão o caminho do amor, da fé e da justiça para a criança. Os pais e os padrinhos assumem a responsabilidade, diante de Deus e da comunidade, de ensinar o batizado sobre o amor de Deus e sobre o sacrifício de Jesus. Para entender mais sobre essa responsabilidade, passam por orientações oferecidas pela Pastoral do Batismo no curso preparatório para esse Sacramento.

 

Acima dos 7 anos é necessário receber instruções sobre as principais verdades da fé, sobre a vida de Jesus e sobre o significado deste Sacramento para, então, poder ser batizado. Os adultos devem ser admoestados de seus pecados, diferentemente das crianças, que ainda não têm consciência de seus atos.

CONFIRA AQUI UMA MATÉRIA ESPECIAL SOBRE O BATISMO DE ADULTOS!

 

"Por nascerem com uma natureza humana decaída e manchada pelo pecado original, também as crianças precisam do novo nascimento no Batismo, a fim de serem libertadas do poder das trevas e serem transferidas para o domínio da liberdade dos filhos de Deus, para a qual todos os homens são chamados. A gratuidade pura da graça da salvação é particularmente manifesta no Batismo das crianças. A Igreja e os pais privariam então a criança da graça inestimável de tornar-se Filho de Deus se não lhe conferissem o Batismo pouco depois do nascimento". (CIC 1250)

 

Quando Jesus veio ao mundo para nos salvar, elevou este "casamento natural" à dignidade de Sacramento, ou seja, deu a esta união do homem e da mulher um valor sagrado, com as graças correspondentes para a missão que recebem. 

 

Por isso, São Paulo compara o casamento à união de Jesus Cristo com a sua Igreja, esposa de Cristo. "Assim como Jesus ama a Igreja e morre por ela, os esposos amam-se e vivem um pelo outro". (Efésios, V,22)

 

ENCONTRO DE PAIS E PADRINHOS PARA O BATISMO

 

Todo domingo, das 7h30 às 9h30, mediante inscrição prévia na secretaria paroquial. A participação é obrigatória para a realização do batismo. 

A cerimônia do batismo acontece somente nas nossas missas de domingo às 10h.

*Pais, padrinhos e batizando devem chegar 30 minutos antes da missa. 

>> PARA MAIS INFORMAÇÕES LIGUE | (11) 4996-3506

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: (11) 4996-3506 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa