Pastoral da Catequese  

O QUE É CATEQUESE?

O Papa João Paulo II disse: "A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos..., com fim de os iniciar na plenitude da vida cristã" (CT).

Segundo  O  Novo  Catecismo   da   Igreja  Católica   (1992)   "no  centro  da catequese encontramos  essencialmente uma Pessoa, a de Jesus Cristo de Nazaré, Filho único do Pai.

A  finalidade  definitiva  da  catequese  é  levar  à  comunhão com Jesus Cristo:  só  Ele  pode  conduzir  ao amor  do Pai  no  Espírito  e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade.

Em  sua origem,  o  termo "CATEQUESE" diz respeito à proclamação da Palavra.  O  termo se liga a um verbo que significa "Fazer" - "Ecoar" (gr. Kat-ekhéo). Assim a catequese tem por objetivo último, fazer escutar e repercutir a Palavra de Deus.

Fonte: Catequisar

 

SÃO JOSÉ DE ANCHIETA

O Padroeiro dos catequistas no Brasil

Cidade do Vaticano – A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos da Santa Sé, confirmou São José de Anchieta, como Padroeiro dos Catequistas do Brasil. A decisão foi tomada atendendo ao pedido do Arcebispo de Aparecida (SP) e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Raymundo Damasceno Assis, feito em julho de 2013.

  

São José de Anchieta

Canonizado pelo Papa Francisco, no dia 03 de abril de 2014, o chamado Apóstolo do Brasil é considerado pelo presidente da CNBB um modelo evangelizador e missionário. “Nos ensinou que o Evangelho, ao ser anunciado, deve levar em conta, a cultura das pessoas ao qual se destina”, disse dom Damasceno na ocasião da canonização.

Natural de Tenerife, nas Ilhas de Canárias, na Espanha, Anchieta nasceu no dia 19 de março de 1534 e chegou ao Brasil em 1553. Foi responsável pela criação do colégio de Piratininga no dia 25 de janeiro de 1554, que deu origem à cidade de São Paulo.

No decorrer de sua vida, o santo passou por lugares como São Paulo, Espírito Santo e Bahia, propagando os ensinamentos do Evangelho. Faleceu na cidade de Reritiba (atual Anchieta, no Estado do Espírito Santo), em 9 de junho de 1597.

Fonte: Franciscanos.org

SER CATEQUISTA

Ser catequista não é opção pessoal, é chamado! Catequistas são pessoas chamadas por Deus e enviadas pela comunidade, que vão educar na fé aqueles que desejam seguir os passos de Jesus, na comunidade católica.

A Catequese é um ministério e ser catequista é ser ministro e ministra da Palavra.  Não basta querer ser catequista, mas é preciso ter a vontade de Deus, de Jesus que toca o coração e faz arder nele a chama da vocação que move montanhas e abre caminhos. E é essa chama que transforma a vida das pessoas.

Fonte: Universo Vozes

 

Missão

A Pastoral do Batismo prepara os pais e padrinhos das crianças que irão receber este sacramento, além de ser responsável pela catequese de jovens e adultos que desejam ser batizados.

Os agentes da Pastoral do Batismo, em comunhão com o seu Pároco, preparam a inserção destes novos membros na vida eclesial. O acompanhamento deles é missão de toda a Comunidade Paroquial através das diversas pastorais existentes. (DPLS 10)

Estudos da CNBB nº81 – O Batismo de Crianças - DPLS – Diretório Pastoral Litúrgico-Sacramental

História na Paróquia Santa Teresinha

Entre 1968 e 1970 foi instituído o curso de batismo. A preparação para o batismo acontecia uma vez por mês e era ministrado pelo sr. Mario Rossi e Geraldo de Azevedo Zagatti.

No dia 12 de setembro de 1971, o padre Benno Deimling, assumiu nossa paróquia. Em princípio, conservou os dois ministros leigos, que preparavam os pais e padrinhos no curso de batismo; porém meses depois, decidiu mudar esta preparação antecipada, transferindo-a para o instante anterior a celebração dos batizados. Depois ele próprio assumiu a preparação dos pais e padrinhos.

 

No dia 25 de abril de 1976, o padre Hildebrando Rodrigues de Oliveira, assumiu nossa paróquia, restabelecendo o curso de batismo, sendo retomados pelos ministros anteriores e assumindo mais um colaborador, o sr. Mario Secco, revezando-se nas noites de sábado.

 

No dia 12 de novembro de 1978, o padre Carlos Piasentin, assumiu nossa paróquia. Assim que chegou, dissolveu o curso de batismo, alegando que o conhecedor da teologia é o padre.

 

No dia 13 de junho de 1982, o padre Luiz Girotti, assumiu nossa paróquia e em 1984, ele restabeleceu o curso de batismo, dados pelos paroquianos Jorge Joaquim Magyar, Enir Morgonni e Ana Maria Vilela.

 

No dia 26 de novembro de 1989, o padre Wagner Paulo Pereira Doriguetti, assumiu nossa paróquia e com ele a paróquia se agitou! Com o novo estimulo a equipe de batismo aumentou e se revezava nas tardes de sábado para ministrar o curso para pais e padrinhos e aos domingos, acompanhavam as celebrações do batismo.

Hoje, a equipe de batismo ministra o curso para pais e padrinhos aos domingos das 07h30 às 09h30; e os batizados ocorrem na missa de domingo às 10h.

Sr. Mario Rossi, o precursor de tudo, faz parte da equipe de ministros ainda hoje.

Equipe

Coordenação: Maria Elvira e Marcos Rodrigues

Formação: Pároco, coordenadores e membros

Como participar da Pastoral de Catequese de Batismo

  • Ser convidado e entrevistado pelo pároco para que o futuro catequista saiba que não estará sozinho e que sua missão está interligada à missão do pastor.

 

  • Ter recebido os sacramentos de iniciação cristã: Batismo, Eucaristia e Crisma. Os responsáveis pela escolha dos novos catequistas devem usar o bom senso, pois, se querem uma comunidade madura, esforcem-se para chamar pessoas maduras na fé.

 

  •  Ter vida sacramental e litúrgica testemunhando, assim, a sua participação na comunidade.

 

  •  Colocar a catequese como prioridade, pois assim, não deixará de participar das reuniões e eventos.

 

  • Comprometer-se em aprimorar a sua formação.

 

  • Ter disponibilidade de tempo para participar das atividades da catequese, fazendo uma programação que priorize: a formação, a preparação dos encontros catequéticos, a participação em reuniões e em celebrações litúrgicas.

 

  • Cultivar o espírito de obediência e respeito às diretrizes referentes à Catequese, tanto em nível da Igreja Universal, quanto em nível da Igreja Particular.

Missão

Catequese Infantil

Levar a criança a descobrir que é amada por Deus e que este criou tudo por Amor.

Despertar nos pequeninos o amor a Jesus, à sua Palavra e à sua Igreja. Semear no coração da criança, através de variados recursos didáticos, o amor a Deus e ao próximo. Cultivar nas crianças o gosto pela vida na comunidade. Criar alternativas de aproximação com as famílias, visando evangelizá-las, inclusive, através dos pequeninos.

http://www.catequisar.com.br

Catequese para Adultos

Trazer a oportunidade para jovens e adultos de terem seu encontro pessoal com Cristo. Acolher a todos que não tiveram a oportunidade de fazerem a catequese quando crianças e trabalhar a partir da realidade de cada um o evangelho de Cristo.

História na Paróquia Santa Teresinha - Pastoral da Pré-Catequese e Catequese

A Pastoral Catequética prepara nossas crianças, jovens e adultos para o rito da 1ª Comunhão, onde recebem pela primeira vez o "Corpo e Sangue de Cristo sob a forma de pão e vinho.

A história desta pastoral se perdeu no tempo, no entanto, o Padre Tiago Silva formou uma equipe para montar nosso memorial, com o arquivo de fotos, registros, testemunhos.... Esperamos em próximas edições poder contar melhor esta história.

Os únicos dados que conseguimos foram que em 15 de abril de 1951, foi lançado a pedra fundamental para a construção do salão paroquial pelo padre Vitautas (Vito) Kavolis. Enquanto se construía o salão paroquial, executou-se o projeto da casa paroquial, onde no térreo haveriam salas próprias para o centro de puericultura (provavelmente o início do centro catequético), porém os objetivos não foram alcançados.

No dia 13 de junho de 1982, o padre Luiz Girotti assumiu nossa paróquia. Consta que o mesmo acresceu a casa paroquial 3 novas salas que serviam tanto para seminário existente na época, quanto para os encontros de catequese.

No dia 26 de novembro de 1989, o padre Wagner Paulo Pereira Doriguetti, assumiu nossa paróquia e com ele a paróquia se agitou! Ele formou um Conselho Paroquial, composto de representantes dos diversos movimentos surgidos do estímulo dado pelo novo pároco e entre elas a catequese de primeira e segunda fase.

A equipe era formada por 24 catequistas, inclusive a atual coordenadora Maria Guiomar Pimenta. Eram elas: Neide (coordenadora), Dirce, Tereza, João, Ana Fogaça, Marlene, Guiomar, Marines, Benícia, Genoveva, Aida, Ana Maria Baselice, Denise, Mercedes Lopes, Mercedes Lucchesi, Nivalda, Amanda, Zilda, Eloisa, Neusa, Lenir, Ana Maria e Leda.

No período de 1990 e 1993, a paróquia passou por obras de manutenção e substituição, então em setembro e novembro de 1992, o centro catequético recebeu 40 cadeiras universitárias.

Equipe

Coordenação Pré-Catequese: Sonia Maria Leite Ramos

Coordenação Catequese: Tamisie Menezes Cara e Tatiana Panighel

Formação: Pároco, coordenadores e catequistas

Coordenação Catequese para Adultos: Manoel Iglesias

Formação: Pároco, coordenador e catequistas

Como participar da Pastoral de Catequese para crianças e adultos

  • Ser convidado e entrevistado pelo pároco para que o futuro catequista saiba que não estará sozinho e que sua missão está interligada à missão do pastor.

 

  • Ter recebido os sacramentos de iniciação cristã: Batismo, Eucaristia e Crisma. Os responsáveis pela escolha dos novos catequistas devem usar o bom senso, pois, se querem uma comunidade madura, esforcem-se para chamar pessoas maduras na fé.

 

  •  Ter vida sacramental e litúrgica testemunhando, assim, a sua participação na comunidade.

  •  Colocar a catequese como prioridade, pois assim, não deixará de participar das reuniões e eventos.

 

  • Comprometer-se em aprimorar a sua formação.

 

  • Ter disponibilidade de tempo para participar das atividades da catequese, fazendo uma programação que priorize: a formação, a preparação dos encontros catequéticos, a participação em reuniões e em celebrações litúrgicas.

 

  • Cultivar o espírito de obediência e respeito às diretrizes referentes à Catequese, tanto em nível da Igreja Universal, quanto em nível da Igreja Particular.

Missão

A Crisma é o tempo de catequese destinado a preparação de jovens entre 14 e 18 anos para confirmação de sua fé católica, de modo que assumam seu papel como cristão para serem luz no mundo e sal da terra.

História na Paróquia Santa Teresinha

Esta Pastoral prepara nossos jovens para receber o sacramento da crisma, o Dom do Espírito Santo, para serem confirmados na fé e tornarem-se membros responsáveis na Igreja, assumindo a missão de apóstolos e testemunhas de Cristo no mundo.

Os coordenadores procuram ouvir o grupo de catequistas, promovem conversas que ajudam os jovens a pensarem em diferentes caminhos para a catequese de crisma, cuidam da amizade do grupo e também do crescimento de cada um.

Em 1999, iniciou-se a primeira turma de Crisma, o pároco nessa época era o Padre José Mateus Filho, os coordenadores eram Laércio Cortez e Leandro Santos Stravalli, juntamente com alguns catequistas (entre 10 e 15). A Crisma acontecia todos os domingos das 7h30 às 9h30 no salão da igreja, com muitas dinâmicas, gincanas e palestras. A catequese durou 1 ano com aproximadamente 60 crismandos. Essa formação durou somente 1 ano.

No ano 2000, iniciou-se outra formação. O pároco era o padre Jorge Wasilewski, o coordenador agora era o Sr. Luiz Américo Gil, juntamente com alguns catequistas (entre 8 e 10). Os encontros também aconteciam aos domingos pela manhã no centro catequético. Muitas turmas foram crismadas até o ano de 2010.

Em abril de 2016, iniciou-se mais uma formação, agora com o pároco padre Tiago Silva.

Agora os encontros acontecem quinzenalmente aos domingos, das 8h às 10h. Temos aproximadamente 30 crismandos. 

Equipe

Coordenação: Leandro Santos e Samantha Stravalli

Formação: Pároco, coordenadores e catequistas

Como participar da Pastoral de Catequese para crianças e adultos

Para participar da Crisma precisa ser batizado na igreja católica e ter entre 14 e 18 anos, os que tem mais de 18 anos também podem ingressar na catequese de adultos.

Todos os crismandos, após a crisma, se desejarem, podem ser catequistas.

A característica principal do catequista de crisma é apresentar Jesus ao Jovem, para que ele assuma e acolha o projeto de Jesus e veja, o quanto é bom viver “ligado” à comunidade. 

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa