top of page

  Acontece na Paróquia  

  • Maristela Festucci e Thaís Gurgel - PASCOM Santa

Batismo de adultos: nunca é tarde para iniciar o caminho da fé


Além da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora e da intenção pela Vocação Sacerdotal, a comunidade da Paróquia Santa Teresinha teve mais um motivo para celebrar na missa das 10h do domingo, dia 21 de agosto: o batismo de adultos! Isso mesmo, além das crianças que receberam este primeiro Sacramento, três jovens também tomaram essa maravilhosa decisão.

Logo no início da celebração, os batizandos e seus padrinhos entraram na igreja em procissão com a música "Maria de Nazaré", para que Nossa Senhora, nessa Festa da Assunção, possa servir sempre de modelo para eles. Dois dos novos batizados, Letícia dos Reis Gonçales (25) e Tiago Bezerra Pereira (28), conversaram conosco e deixaram seu depoimento de como foi esse momento especial, a fim de incentivar outras pessoas que, como eles, também desejem se batizar já crescidos. Confira:

Como você chegou até nossa comunidade?

Tiago - Eu ouvia falar muito da Paróquia Santa Teresinha, então decidi procurar a Dona Guiomar [coordenadora da Catequese de Batismo e de Primeira Eucaristia] para estudar o Catecismo.

Letícia - Eu nunca tinha frequentado igreja anteriormente. Apesar de ter sucesso nos estudos e profissionalmente, sentia-me vazia e precisava de algumas respostas. Devido a uma perda material grande, meu namorado notou o quão afastado estava do lado espiritual e, ao voltar, acabou por me mostrar a vida católica. Há seis meses frequentamos a Paróquia Santa Teresinha, com a qual mais me identifico, apesar de morar um pouco longe.

O que te motivou a ser batizado?

Tiago - Foi quando descobri que eu não era batizado, então resolvi me batizar.

Letícia - Foi a segurança de querer ter a confirmação da minha fé e a confiança dos meus pais e padrinhos.

O que achou da Catequese?

Tiago - Eu acho a Catequese muito importante, porque nela aprendemos sobre a existência de Jesus.

Letícia - A procura pela Catequese veio antes da vontade pelo Batismo. Eu tinha várias dúvidas e a Catequese me ajuda, a cada encontro, a esclarecê-las.

Qual a importância do Batismo para você?

Tiago - Ser um cristão, filho de Deus.

Letícia - Após tanto procurar, poder selar a minha escolha pela fé na Igreja Católica Apostólica Romana.

O que muda na sua vida agora, a partir do seu Batismo?

Tiago - Ser mais religioso no dia a dia e ensinar meus filhos a serem religiosos também.

Letícia - O comprometimento permanecerá o mesmo, mas agora me sinto parte desta grande família.

O que você diria para os adultos que estão pensando em se batizar?

Tiago - Que se batizem! Porque a gente sente uma fé muito boa e ficamos mais fortes na confiança em Deus!

Letícia - Primeiramente, tente encontrar aquela paróquia que você se sente mais confortável em ir, ouvir e ser ouvido, e comece a participar do grupo de Catequese. Isso é importante para prepará-lo para abrir o coração ao Espírito Santo e, então, ser capaz de ouvir a Palavra de Deus, para que ela possa modificar aos poucos quem você é hoje, de forma a acalmar o seu coração e lhe transformar numa pessoa melhor e que pode mais. Nós, adultos, como não fomos preparados desde criança, temos uma barreira grande em relação à religião e dificuldades em entender os ensinamentos da Igreja. Mas tenha certeza de que suas conversas com o padre e o grupo de Catequese ajudarão muito e tirarão suas dúvidas. Então, a hora certa de se batizar virá naturalmente.

Batizar-se enquanto adulto é algo maravilhoso, como vimos nos relatos acima. A fé sempre nos alcança, mesmo que às vezes corramos para fugir dela. Quando deixamos que Jesus toque nosso coração tudo se transforma, e é no Batismo que começamos esse processo de intimidade com nosso Salvador. Que cada vez mais possamos presenciar esses emocionantes momentos na Paróquia Santa Teresinha!

Sobre o Batismo

O Batismo é o primeiro Sacramento da Igreja Católica. A palavra "batizar" vem do grego "baptizein", que significa "mergulhar". Após esse mergulho na fé, ressurgimos em uma nova vida! É ele que nos confere o caráter de cristão, pois ser batizado é receber a Santíssima Trindade e Cristo Ressuscitado em nosso coração.

João Batista batizou Jesus com água, que representa a pureza, e esse rito é seguido desde os primórdios de nossa Igreja. Após o padre derramar a água em nossa cabeça - em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santos - erguemo-nos límpidos para aceitar Jesus como nosso Salvador e caminharmos com Ele em nossos corações. Com este Sacramento nos tornamos filhos e filhas de Deus e membros da comunidade de fé.

O Batismo pode ser feito em qualquer idade, mas geralmente é realizado quando somos ainda bebês, para que nos tornemos cristãos o quanto antes e nos purifiquemos do pecado original. Quando os pais decidem batizar os filhos, eles escolhem os padrinhos, que juntamente com eles mostrarão o caminho do amor, da fé e da justiça para a criança. Os pais e os padrinhos assumem a responsabilidade, diante de Deus e da comunidade, de ensinar o batizado sobre o amor de Deus e sobre o sacrifício de Jesus. Para entender mais sobre essa responsabilidade, passam por orientações oferecidas pela Pastoral do Batismo no curso preparatório para esse Sacramento.

Acima dos 7 anos é necessário receber instruções sobre as principais verdades da fé, sobre a vida de Jesus e sobre o significado deste Sacramento para, então, poder ser batizado. Os adultos devem ser admoestados de seus pecados, diferentemente das crianças, que ainda não têm consciência de seus atos.

Se você deseja receber o Batismo venha conversar conosco! Será uma grande alegria para nós acolhê-lo em nossa comunidade de fé e ajudá-lo a participar da família dos filhos e filhas de Deus!

CLIQUE AQUI e confira mais imagens em nosso Flickr ;-)

38.524 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page