top of page

  Acontece na Paróquia  

  • Mariana Junqueira - PASCOM Santa Teresinha

Missa de Finados: "A vida não nos é tirada, mas transformada"


Apesar da saudade, celebramos com alegria a Missa de Finados na manhã de quinta-feira, 02 de novembro. A comemoração dos fiéis defuntos na Paróquia Santa Teresinha aconteceu às 7h30 e às 10h, e em ambas as missas fomos colocados diante do mistério da morte para celebrar a vida, renovando nossa fé e nossa esperança na eternidade.

Ao fim de nossa existência terrena, somos transformados por Deus e nascemos para a vida eterna, com um corpo glorificado e imperecível. Toda tristeza e todo luto é transformado ao passar pela cruz: nossa Páscoa, nossa passagem para a ressurreição. A certeza da morte entristece, mas a promessa da imortalidade consola.

É por isso que dizemos: "Saudade sim, tristeza não!". É impossível não ter saudade dos que nos precedem no Reino do Céu, de nossos familiares e amigos a quem Deus chamou para junto Dele. Temos saudade de todos os bons momentos que vivemos juntos e até dos momentos que esperávamos viver ao lado deles. Entristecemos-nos com a separação, o luto é inevitável, mas essa tristeza deve ser substituída pela certeza de que, um dia, estaremos todos na morada eterna.

Devemos recordar sempre aqueles que partiram para junto do Pai, guardando a sua vida com grande alegria e não deixando que seus últimos momentos apaguem todos os bons momentos vividos. É importante agradecer a Deus pela oportunidade que eles tiveram de praticar o bem, o amor e a caridade, pois, da mesma maneira, é assim que devemos nos preparar para a eternidade.

A liturgia da Missa de Finados nos convida a uma passagem de consciência, para a conversão do nosso coração segundo as práticas do Evangelho, que nos prepara para a vida eterna. Jesus nos apresenta as obras corporais da misericórdia [ref. Mt 25, 31-46], pelas quais somos convidados a ajudar uns aos outros como se estivéssemos fazendo isso ao próprio Cristo.

Que sejamos sempre fiéis a nossa missão de anunciadores da salvação e da esperança, para que, com fé, possamos consolar aqueles que sofrem e rezar para que todos, sem distinção, se salvem e cheguem ao Reino dos Céus.

214 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page