Padre: Estamos todos reunidos: Em nome do Pai, do Filho e, do Espírito Santo.

Anim.: Queridos irmãos e irmãs. Estamos iniciando mais uma novena em honra a nossa padroeira Santa Teresinha, PELO ANO VOCACIONAL DE NOSSA DIOCESE DE SANTO ANDRÉ. Durante estes nove dias que passaremos juntos, que o Senhor, por intercessão de Santa Teresinha, possa suscitar em nós o desejo de purificar nossos corações e atender aos pedidos que traremos para esse momento de oração. Oremos juntos:

Todos: Jesus, Mestre Divino, que chamastes os apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas, e continuai a repetir o convite a muitos dos nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis na missão de apóstolos leigos, sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, para o bem do Povo de Deus e toda a humanidade. Amém!

Padre: Iniciemos nossa novena rezando o PAI NOSSO...

Anim.:  O Ano Vocacional na Diocese de Santo André foi lançado oficialmente em dezembro de 2019 com o tema “Acolho o teu chamado”, tendo como objetivo a promoção da cultura, entre o povo de Deus, de rezar e pedir ao Senhor da messe que envie mais operários para a nossa Igreja, ou seja, o despertar de novas vocações para o sacerdócio, mas também para o trabalho pastoral de leigos em nossa diocese.

Leitor 1 - Leitura tirada do livro História de uma Família.

“E compreendi que para se tornar santa era preciso sofrer muito, ir sempre atrás do mais perfeito e esquecer-se a si mesmo [sic]. Compreendi que na perfeição havia muitos graus e que cada alma era livre no responder às solicitações de Nosso Senhor, no fazer muito ou pouco por Ele, numa palavra, no escolher entre os sacrifícios que exige. Então, como nos dias de minha primeira infância, exclamei: “Meu Deus, escolho tudo”. Não quero ser santa pela metade. Não temo sofrer por vós, a única coisa que me dá receio é a de ficar com minha vontade. Tomai-a vós, pois “escolho tudo” o que vós quiserdes!”

Anim.: A Palavra de Deus é Luz e salvação! Quando nos fazemos surdos a Ela, também nos tornamos cegos para os perigos de viver sem Ela. Jesus alerta seus discípulos: é preciso estar atentos às suas palavras para compreender o sentido de sua missão, e a cruz faz parte dela. Em pé, vamos aclamar esta Santa Palavra que nos sustenta e nos dá forças, para caminhar e lutar por tudo que acreditamos.

CANTO DE ACLAMAÇÃO A PALAVRA DE DEUS:

ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA...

Eu te bendigo, ó Pai, que escondestes os mistérios do Reino/

Aos sábios e entendidos e aos pequenos o amor revelastes.

Leitor 2 – Leitura: Mateus 28:18-20 (Após a leitura, pode-se fazer uma breve reflexão).

Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a observar a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”

CANTO DO PERDÃO:

Quantas vezes quis tudo para mim; o poder, o saber, a riqueza.  Quão mesquinho parece o teu Reino, se rejeito as migalhas da mesa.

Senhor, Senhor, por vossa voz, tende piedade, olhai por nós! Por nossas mãos e o coração, tende piedade, olhai por nós!!

 

PEDIDOS DE PERDÃO:

Padre: Com muita humildade façamos nossos pedidos de perdão, confiantes na misericórdia do Pai. (A cada pedido pode-se cantar o refrão: “Senhor tende piedade e perdoai a nossa culpa”, ou outro)

 

Leitor 3

  • Peçamos perdão a Deus quando não compreendemos a nossa cruz, e queremos resolver nossos problemas sozinhos não confiando em sua providência.

  • Peçamos perdão a Jesus Cristo quando não procuramos construir nossas vidas sobre valores por ele pregados.

  • Peçamos perdão a Deus quando não vemos a sua palavra como fonte educadora, capaz de enriquecer e transformar a vida de homens, mulheres, jovens e crianças para sempre.

 

Padre: Oremos: Senhor Jesus Cristo, chamai vocações para servir o vosso Povo e daí ânimo aos que já se colocaram à disposição de Vosso serviço. Amém

Canto

Anim.: Ao finalizarmos as reflexões de hoje, coloquemos nossas intenções que trazemos em nossos corações para a novena das rosas que rezaremos agora:

NOVENA DE SANTA TERESINHA

 

Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos agradeço todos os favores e todas as graças com que enriquecestes a alma de vossa serva Santa Teresinha do Menino Jesus, durante os 24 anos que passou na Terra. E pelos méritos de tão querida Santinha, concedei-me a graça que ardentemente Vos peço (faça aqui o pedido...) se for conforme a Vossa santíssima vontade e para a salvação de minha alma.

Aumentai a minha fé e minha esperança, ó Santa Teresinha; cumprindo mais uma vez, sua promessa de que ninguém a invocaria em vão, fazendo-me ganhar uma rosa, sinal de que alcançarei a graça pedida.

Rezam-se em seguida:

24 vezes “Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre, por todos os séculos dos séculos. Amém!”.

Pode-se acrescentar a cada “Glória ao Pai”, a jaculatória: “Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!

Finaliza-se com: 1 Pai Nosso e 1 Ave Maria.

Canto de Santa Teresinha

Anim.: Façamos a Oração a Santa Teresinha:

ORAÇÃO DE SANTA TERESINHA

Trindade Santa! Pai, Filho e Espírito Santo! Nós vos adoramos, vos bendizemos, vos damos graças por vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito do Pai, tende piedade de nós! Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face, padroeira das missões, que durante a vossa existência terrena amastes a Deus sobre todas as coisas, vos oferecestes como vítima ao seu amor misericordioso e rezastes ardentemente pelas missões, ajudai-me a tornar preciosos todos os momentos da minha vida transformando-os em atos de sincero amor a Deus e ao próximo. Que eu possa contemplar em todos os sofredores a face agonizante de Jesus e servi-Lo neles. Dai-me seguir a vossa infância espiritual, vivendo na simplicidade e humildade, seguindo fielmente o Evangelho de Nosso Senhor e Mestre, Jesus Cristo. Oh, Santa Teresinha, que prometestes derramar sobre o mundo uma chuva de graças, como pétalas de rosas, em sinal do vosso amor para com os que a vós recorrem, ensinai-me a aceitar todo sofrimento como um dom precioso de Deus, feito a quem Ele mais ama, para que possa também eu encerrar a minha vida terrena repetindo as vossas últimas palavras: “Meu Deus, eu vos amo!”

 

(Cantar um Canto de Santa Teresinha, ou outro canto à escolha)

CLIQUE AQUI se desejar fazer download do material completo para imprimir!

‘Compreendi que o Amor englobava todas as vocações, que o Amor era tudo…’

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa