Professores

Dia dos Professores

Prof. Renan Evangelista Silva  

Coordenador Diocesano da Pastoral da Educação

 

Celebrar o dia dos professores é uma alegria muito grande, pois os professores são aqueles que se dedicam exaustivamente em prol do aluno. Os docentes são verdadeiros heróis, ainda mais em nosso país que pouco investe e apoia os docentes. Hoje, na atual conjuntura de nosso país, uma pessoa só pode continuar ensinando em sala de aula se encarar a docência não apenas como uma profissão, mas sim como uma vocação dada pelo próprio Deus.

O professor do novo milênio deve ser aquele que assume uma atitude de profetismo em sala de aula. Não como um profeta que está preocupado em adivinhações previsões do futuro, mas como os profetas do antigo Israel que apontavam e denunciavam as mentiras e as amarras existenciais que aprisionavam as pessoas a fim de anunciar a esperança e a libertação do povo. Quantas são as prisões e amarras que atingem os nossos alunos e nossa sociedade como: o individualismo, o consumismo, a ditadura do relativismo, a fragmentação da família, as drogas, a violência, a depressão e tantas outras situações que assolam a nossa sociedade.

Diante desse cenário confuso queremos ser o profeta da esperança, pois quando estamos em sala de aula somos a presença do Divino Mestre Jesus para elas. Devemos acolher suas alegrias, dores, frustrações e esperanças sem nunca perder a esperança como nos ensina o Papa Francisco em seu discurso aos professores em Roma: “Não percam a coragem diante das dificuldades que o desafio educacional apresenta! Educar não é uma profissão, mas uma atitude, um modo de ser”.

Desta forma, queremos ser os semeadores da esperança na vida dos nossos educados.

 

 

Feliz Dia dos Professores!

Prof.  Renan Evangelista Silva

(Coordenador Diocesano da Pastoral da Educação)

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa