Pastoral da Saúde  

 

"Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância" (Jo 10, 10)

 

A Pastoral da Saúde é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vinculada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz.

 

De acordo com as diretrizes da CNBB, a Pastoral da Saúde é a ação evangelizadora "de todo povo de Deus, comprometido a defender, promover, preservar, cuidar e celebrar a vida, tornando presente na sociedade de alguns tempos hoje a missão libertadora de Cristo no mundo da saúde".

 

A Pastoral da Saúde é parte integrante da missão da Igreja, que continua na história a mesma missão de Cristo. Essa pastoral parte da convicção de que cada pessoa tem um valor infinito, pois foi redimida pelo sacrifício de Cristo.

 

Atuando em três dimensões, configura-se como uma pastoral diferente e mais abrangente que aquela anteriormente denominada de Pastoral do Enfermo. Sua abrangência chega a setores importantes da sociedade, que têm um papel decisivo na política de saúde da nação. São elas:

 

Dimensão solidária: vivência e presença samaritana junto aos doentes e sofredores nas instituições de saúde, na família e na comunidade. Visa atender a pessoa integralmente nas dimensões física, psíquica, social e espiritual.

Dimensão comunitária: visa a promoção e educação para a saúde. Relaciona-se com a saúde pública na prevenção das doenças, valorizando o conhecimento, sabedoria e religiosidade popular em relação à saúde.

• Dimensão político-institucional: atua junto aos órgãos e instituições públicas e privadas que prestam serviço e formam profissionais na área da saúde. Zela para que haja reflexão bioética, formação ética e uma política de saúde sadia, para que seus agentes sejam articuladores e fiscalizadores das decisões no setor saúde, participando ativamente dos Conselhos de Saúde.

 

 

Missão da Pastoral da Saúde:

 

"Nossa missão não é fácil, mas temos a força interior que impera em todos os nossos corações: o amor. É ele que nos renova e nos impulsiona cada vez mais a trabalhar pelo Reino de Deus. Temos certeza de que estamos promovendo o bem de todos os filhos de Deus, e estamos cientes de que tudo isto é um desafio, mas, acima de tudo, uma compensação de nascer e ter vivido, não apenas existido" (Dr. André Luiz de Oliveira, Coordenador Nacional da Pastoral da Saúde - CNBB)."

 

 

História da Pastoral da Saúde na Paróquia Santa Teresinha

 

Pastoral da Saúde da Paróquia Santa Teresinha teve início em meados dos anos 2000, tendo à frente os médicos Celso Miagusuku (cardiologista) e Nelson Hiroshi Uemura (clínico geral), com total apoio do Padre Jerzy Wasilewski (Pe. Jorge).

 

Para que a pastoral fosse iniciada, foi feito um convite aos paroquianos nas missas dominicais, e cerca de 60 pessoas aderiram à ideia. A partir daí, foram realizadas reuniões semanais para explicar como e onde funcionaria a pastoral. Os atendimentos começaram na parte de cima do Salão Paroquial (hoje Salão Pe. Jorge Wasilewski), onde o Dr. Nelson atendia às terças-feiras e o Dr. Celso às quintas-feiras.

 

No início, havia cinco grupos de atendentes formados por paroquianos, que trabalhavam às terças e quintas, e aos sábados acompanhavam o Dr. Celso que atendia pessoas de uma favela, que não tinham condições de se locomoverem. Com a chegada de novos profissionais, a pastoral ampliou seu atendimento. Porém, como ainda não tinha um espaço físico adequado, os profissionais atendiam no próprio Salão Paroquial, em locais improvisados, mas sempre com muita dedicação, ética e amor ao próximo. No dia 13 de Outubro de 2002, inaugurou-se o Centro Catequético (hoje Centro Pastoral), ao lado da Casa Paroquial. A obra durou 11 meses e contava com ambulatório médico e um consultório oftalmológico.

 

Com o passar do tempo, os grupos foram se reorganizando, pois outros profissionais chegaram (ver tabela abaixo). Em 2004, foi organizado, juntamente com o Hospital São Camilo, um dia para doação de sangue. O evento teve grande participação da comunidade. Há aproximadamente 3 anos, o Dr. Celso necessitou afastar-se da pastoral.

 

Até o inicio de 2017, a pastoral possuía uma farmácia que, por meio de doações, conseguia oferecer remédios a quem necessitasse. Porém, devido a normas da ANVISA, não foi mais possível manter a farmácia.

 

Hoje, a Pastoral da Saúde conta com os seguintes atendentes: Anna Maria Baselice Pelicioni, Aparecida Gomes N. De Menezes, Ignes Xavier de Come, Leda Aparecida Baselice, Marlene Missurini, Maria Lúcia Secchi, Marília Roberto, Nilza M. Vitorino, Olga M. De Magalhães, Rita Pulls Savioli, Rosana R. Amorim, Ana Paula Medeiros e Creuzinete G. Souza (Anete) - as duas últimas afastadas temporariamente -, além de Paula Roberta, que realiza visitas hospitalares. Também não podemos deixar de citar aqueles que serviram a pastoral até irem fazer morada junto ao Pai: Antonieta Célia R. Garcia, Benedito, Diva Matorano, Guilhermina, Neide P. Nicola.

 

A pastoral se reúne a cada três meses para avaliação e discussão de ideias, e uma vez ao ano para planejamento anual.

 

 

Conheça os profissionais que já passaram pela Pastoral da Saúde!

 

Dr. Nelson Hiroshi Uemura - Clínico geral: iniciou seu atendimento em 2000, às terças-feiras, com os atendentes: Rita, Vilma, Marlene, Rose, Benedita, Maria José, Wigand, Sueli e Claudecir.

Dr. Celso Miagusuku - Cardiologista: iniciou seu atendimento em 2000, às terças-feiras, com os atendentes: Anna Maria, Sueli, Leda, Clarice, Marilia, Sueli, Aparecida e Francisco, além da enfermeira Yolanda Fermino, que fazia os eletrocardiogramas.

 

Simone de Souza – Psicóloga: começou seu atendimento em nossa pastoral em 2001, às quartas-feiras à noite.

Dr. José Luiz Zanatta – Advogado: iniciou seu atendimento em 2002 e dava apoio jurídico (orientava e tirava dúvidas) às quintas-feiras à noite, com os seguintes atendentes: Anna Maria, Sueli, Leda, Clarice, Marilia, Sueli, Aparecida e Francisco.

Dr. José Ricardo – Oftalmologista: iniciou seu atendimento em 2003, às segundas-feiras, com os seguintes atendentes: Neide, Cida, Maria Jose e Francisco.

Dra. Ida - Oncologista: iniciou seu atendimento em 2003, quinzenalmente, às sextas-feiras à tarde, com a atendente Maria Lucia.

Dra. Liane Yole – Pediatra: iniciou seu atendimento em 2004, às quartas-feiras, com a atendente Ignes.

Lucia Helena – Massagista: iniciou seu atendimento em 2005, às sextas-feiras, com a atendente Olga.

 

Dr. Wilson Ponce - Ginecologista e Obstetra: iniciou seu atendimento em 2007, às quartas-feiras,  cada 15 dias.

 

Também já passaram pela pastoral duas fonoaudiólogas, Patricia e Flávia. 

 

A Pastoral sempre contou muito com o apoio do Padre Jorge, e com a chegada do Padre Tiago Silva, continua a ser apoiada e reestruturada.

 

 

SERVIÇO

 

Atualmente, em 2017, temos dois médicos que atendem como clínicos gerais:

 

Dr. Nelson Hiroshi Uemura - às terças-feiras, a cada 15 dias.

Dr. Wilson Ponce - às quartas-feiras, a cada 15 dias.

 

Vários psicólogos também passaram pela pastoral, e hoje contamos com:

 

Simone de Souza - às segundas-feiras, a partir das 16h.

Luiz Gustavo de Brito - às quartas-feiras, a partir das 19h.

Camila Aparecida S. de Brito - às quartas-feiras, a partir das 19h.

Jonas da Silva Almeida - às quartas-feiras, a partir das 19h.

Liliane Nascimento - às quintas-feiras, a partir das 17h30.

 

Para todos os atendimentos é necessário agendar consulta - exceto com o Dr. Wilson, que atende por ordem de chegada até as 18h. O requisito para ser atendido é não ter convênio médico.

 

As coordenadoras da pastoral são: Anna Maria Baselice Pelicioni (desde 2004) e Aparecida Gomes Navarro de Menezes (desde 2016), que estão à disposição para quaisquer dúvidas. 

 

 

A Pastoral da Saúde possui uma demanda grande de serviço e, portanto, sempre precisa de apoio, tanto dos membros da comunidade, que podem ser atendentes, quanto de profissionais especializados. Todos são muito bem-vindos, seja para servir ou para ser atendido!

 

Venha conhecer o trabalho da Pastoral da Saúde da Paróquia Santa Teresinha! Vamos, juntos, servir ao Senhor para, assim, construirmos uma sociedade mais justa e solidária a serviço da vida!

Confraternização 2006, com o Pe. Jorge:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Confraternização 2016, com o Pe. Tiago:

 

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa