top of page

Pastoral São José

A História da Pastoral São José na Paróquia Santa Teresinha 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pastoral São José (manutenção patrimonial) existe para deixar a casa do Senhor como se fosse a nossa própria casa, pois para

Jesus receber seus convidados para a festa, a casa tem que estar sempre pronta!

 

Quando vamos à Paróquia Santa Teresinha e a vemos conservada ou em obras, nem imaginamos o quanto isso dá trabalho e quantos

paroquianos dedicam seu tempo e talento para que tudo fique bonito. Tudo para proporcionar um ambiente agradável a todos!

 

Nossa paróquia já tem quase 80 anos de história e, durante esse tempo, passou por muitas transformações. Muitos padres passaram

por aqui e deixaram sua marca. Porém, há poucos registros se estes trabalhos foram feitos por paroquianos ou contratações. As poucas informações que temos sobre trabalhos realizados pela própria comunidade são as que seguem, mas temos certeza que muitos paroquianos se dedicaram à casa do Senhor ao longo destes mais de 70 anos!

 

• Entre os anos 1953 e 1954, Pe. Vitautas Kavolis (Pe. Vito) interessou-se pela construção da nova igreja, e a primeira providência foi formar uma comissão pró-construção do novo templo, composta pelos senhores Mario Medeiros Rhein, Guilherme Zamidi, José Maria da Silva, Edmundo Dante Zagatti, Raimundo Pereira e Lázaro Marcatto.

 

• Os padres José Mahon e Pedro Jourdanne, ao chegarem, tomaram conhecimento de que a barraca de festas havia sido destruída por um incêndio. Então, constituíram uma comissão de paroquianos para, em mutirão, construírem uma nova barraca, aproveitando o material da demolição da antiga igreja. Estes mesmos padres frequentemente eram vistos realizando trabalhos braçais na manutenção e conservação da paróquia e seus bens, consertando e envernizando móveis, por exemplo.

 

• O Pe. Wagner Paulo Pereira Doriguetti formou um grande conselho paroquial, mas não havia uma pastoral dirigida somente à manutenção da igreja. Portanto, cada pastoral ajudava onde era necessário.

 

• Em 09 de janeiro de 2000, o Pe. Jerzy Wasilewski (Pe. Jorge) assumiu a paróquia. Este ficou conhecido como o "padre construtor". Quem o ajudava era o senhor Gelson, pessoa contratada que realizava os trabalhos de manutenção da igreja. Alguns paroquianos também o ajudavam em pequenos serviços.

 

Após a morte do Pe. Jorge, em agosto de 2014, a paróquia passou por um momento de transição, no qual ficou conosco por um

período o padre Claudio Tafarelo, então ecônomo da Diocese (indivíduo nomeado para cuidar dos bens temporais da Igreja), que manteve parte da manutenção como era na época do último pároco.

 

Em 13 de dezembro de 2014, o Pe. Tiago José Sibula da Silva tomou posse de sua primeira paróquia como pároco: a Paróquia Santa

Teresinha. No começo, ele manteve a manutenção da igreja como já era feita, mas, no princípio do ano seguinte, iniciou algumas modificações, com novas ideias que vieram de suas experiências em outras paróquias por onde passou.

 

Assim, em janeiro de 2015 nasce a Pastoral São José!

 

Os senhores Celso Marques da Silva e Francisco Enoque Rodrigues foram convidados para coordenar a pastoral que cuidaria da

manutenção da paróquia. No início da Pastoral São José, houve ajuda de pessoas que faziam parte de outras pastorais, mas que, com dedicação, ajudaram nossos irmãos a começarem esta nova empreitada. 

 

Os trabalhos iniciais neste ano de 2015 ainda estavam voltados a ajudar o senhor Gelson, como na montagem e manutenção das

barracas da Quermesse. No começo, a pastoral fazia coisas pequenas, como trocar lâmpadas, ajudar em dias festivos da paróquia e mudanças de chaves e fechaduras. Porém, o maior trabalho feito pela pastoral foi a reforma da casa paroquial, na qual foi feita toda a preparação para a pintura, troca de chaves e fechaduras, e demais reparos necessários para que o Pe. Tiago pudesse morar nesta casa.

 

Com o chamado que o pároco fazia nas missas, o grupo foi crescendo, porém, nem todos tinham muito tempo para ajudar nas

manutenções semanais. Assim, no início, os trabalhos eram realizados mais aos fins de semana. Já em 2016, os trabalhos durante a semana foram se intensificando, devido à participação de mais pessoas aposentadas doando um pouco do seu tempo livre à paróquia. Hoje, a Pastoral São José conta com a participação de 20 paroquianos, sendo alguns mais ativos e outros mais esporádicos.

 

A equipe tomou a frente de todo serviço de reforma e manutenção, diminuindo os gastos que a paróquia tinha com o pagamento de

profissionais contratados. A Pastoral São José também apoia várias pastorais que precisam de seus serviços, incentivando, assim, a nossa Pastoral de Conjunto!

 

Venha você também fazer parte desta pastoral!

 

"Obrigado a todos que dedicam seu tempo e energia à nossa Paróquia de Santa Teresinha" (Pe. Tiago Silva)

QUERMESSE 2016

RECUPERAÇÃO E CONFECÇÃO DE NOVAS BARRACAS

MONTAGEM E DESMONTAGEM DAS BARRACAS

Setembro 16 – RETIRADA DAS PIXAÇÕES POR OCASIÃO

 FESTA DE SANTA TERESINHA E VISITA PASTORAL DO BISPO DIOCESANO

ANTES

DEPOIS

Novembro 16 – CONFECÇÃO E ENTREGA DO NOVO MURAL À PASCOM

ANTES

DEPOIS

02/12/16 - CONFRATERNIZAÇÃO DA PASTORAL SÃO JOSÉ

12/12/16 - INSTALAÇÃO DOS VENTILADORES E LIMPEZA DOS ARCOS DA IGREJA.

Janeiro 17 - INSTALAÇÃO DE DIVISÓRIAS DA SALA DE ATENDIMENTO
PASTORAL DA SAÚDE

 

27/01/17  - INSTALAÇÃO DE PLACAS DE IDENTIFICAÇÃO DAS SALAS DO CENTRO PASTORAL

27/01/17 - AJUDA NA ILUMINAÇÃO PARA A AÇÃO DE FOTOS COMEMORATIVAS 77 ANOS DA PARÓQUIA

28/01/17  - PARTICIPAÇÃO MISSA PELOS 77 ANOS DA PARÓQUIA

13/02/17 - LIMPEZA E REESTRUTURAÇÃO

 PARTE EXTERNA DO PRESBITÉRIO (ALTAR)  - QUEM AMA CUIDA!!

 

ANTES

DEPOIS

Março 17 -  REFORMA DA SALA DO PADRE E SACRISTIA

Março 17 – CONFECÇÃO DE SUPORTE PARA O TURÍBULO

TROCA E INSTALAÇÃO DE LAMPADAS

bottom of page