Missa de finados
"Neste dia não celebramos a morte, mas a vida!". Foram com essas palavras que nosso pároco, Pe.Tiago, iniciou sua homilia, emocionando e tocando o coração de todos os fiéis que participaram da Santa Missa de Finados, realizada no feriado de 02 de novembro, às 10h.
A morte não é o fim! Aos olhos daqueles que não creem é difícil compreender a ressurreição, e esta data traz consigo muita tristeza; mas para nós, cristãos, a morte é o momento de passagem para a ressurreição, para uma nova vida em Cristo. Após a morte, as almas daqueles "que morreram na graça e amizade de Deus, mas imperfeitamente purificados" (CIC 1030), passam por um estado de purificação - o Purgatório, que é o lugar do nosso banho espiritual. Precisamos nos purificar para, assim, entrarmos no reino dos Céus e sermos acolhidos pelas mãos do próprio Deus na Jerusalém Celeste.
"Que em nossa caminhada possamos ter sede de Deus; que a nossa alma tenha sede de Deus e que desejemos, todos os dias, o Deus Vivo", continuou nos ensinando o Pe. Tiago.
Após palavras tão profundas e carregadas de grande emoção, é sábio refletirmos sobre qual deve ser o nosso sentimento neste dia. Tristeza? Jamais! Saudade é a palavra que define este sentimento tão intenso e, ao mesmo tempo, tão delicado.