Acontece na Paróquia  

  • Sérgio Bassi - PASCOM Santa Teresinha

Professamos um Deus Uno e Trino!

Recordemos este grande mistério de nossa fé: Deus, que mesmo sendo um, apresenta-se de diversas formas para a humanidade

No próximo domingo, dia 22/maio, celebramos um dos maiores mistérios e dogmas da fé católica: a Santíssima Trindade. Não professamos três deuses, mas sim um só Deus que se faz presente na forma de três Pessoas distintas, cada uma com suas características: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

Pela graça do batismo e ao pronunciar o sinal de todo cristão - o sinal da cruz - não recordamos apenas o sacrifício de Cristo, que foi crucificado por nós, mas também as três Pessoas da Trindade: "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém". Invocamos e relembramos cada uma delas e sua importância para nossa fé e proteção.

Deus Pai é o Criador do mundo e de todas as coisas visíveis e invisíveis. Ele é o Todo-Poderoso. Ele é o Amor e respeita a liberdade de seus filhos, dando-lhes livre-arbítrio.

Deus Filho é o próprio Jesus Cristo, que foi encarnado e se fez homem, para vir ao mundo dar seu exemplo do plano de Amor, mostrar sabedoria em seus ensinamentos e cumprir a vontade de Deus Pai de libertar os homens do pecado. Em sua vida terrena, Jesus promoveu milagres, mostrando já aqui seus poderes divinos.

Deus Espírito Santo é o Consolador, aquele que foi enviado dos Céus a nós, em definitivo, no dia de Pentecostes, após Jesus já ter ascendido aos Céus. Conforme a oração do Credo, Jesus foi concebido pelo poder do Espírito Santo e nasceu da Virgem Maria. O Espírito Santo apareceu, ainda, quando Jesus estava sendo batizado por João Batista no Rio Jordão.

Sendo assim, as pessoas divinas são distintas entre si pela sua relação de origem: o Pai gera; o Filho é gerado; o Espírito Santo é quem procede, vindo da relação de amor entre o Pai e o Filho e transmitido a nós. Ou seja, ao Pai atribui-se a Criação, ao Filho atribui-se a Redenção e ao Espírito Santo atribui-se a Purificação Espiritual. Todavia, estas três Pessoas que integram a Trindade têm em comum a mesma natureza sagrada, igual nobreza, generosidade e santidade. Todos têm o mesmo poder e nenhum deles se sobrepõe ao outro. E todas são o mesmo Deus.

Fontes:

http://www.infoescola.com/cristianismo/santissima-trindade/

http://www.catequisar.com.br/texto/catequese/crisma/apostila/01/imaculada/verdades/06.htm

http://formacao.cancaonova.com/igreja/doutrina/santissima-trindade/

39 visualizações
Notícias em Destaque
Arquivo

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa