Acontece na Paróquia  

  • Sérgio Bassi - PASCOM Santa Teresinha

Com muita alegria, celebremos o Corpo de Cristo!

Jesus instituiu a Eucaristia e faz-se presente em cada celebração da Santa Missa. Entenda o porquê da solenidade de Corpus Christi e sua importância para a religião católica.

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264. Anualmente, ela ocorre 60 dias após o Domingo de Páscoa e relembra a instituição da Eucaristia, onde nos são entregues, pela primeira vez, os Santíssimos Corpo e Sangue de Cristo. A liturgia deste dia é composta por missa, procissão e adoração ao Santíssimo.

A temática desta solenidade é a mesma a qual vivenciamos na Quinta-Feira Santa. Porém, a celebração de Corpus Christi diferencia-se por outros fatores que justificam sua presença no calendário litúrgico. O primeiro diz respeito ao período litúrgico na qual está incluída a Quinta-Feira Santa, quando é iniciado um tempo reflexivo para a Igreja: o Senhor Jesus Cristo começa seu sofrimento em direção à Via Crucis. Sendo assim, não é possível uma abordagem alegre ou festiva sobre a Eucaristia. O segundo fator versa sobre esta celebração ser uma manifestação pública da fé católica, na qual os fiéis costumam realizar procissões pelas ruas das cidades, de modo a mostrar a peregrinação do Povo de Deus em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento, o povo peregrino era alimentado com o maná do deserto e, agora, o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Em meio a esta questão da procissão, temos, em muitos lugares do mundo, a tradição da confecção de tapetes de rua com figuras que remetem à fé cristã. Para sua elaboração, são utilizados materiais como serragens coloridas, borra de café, farinha, areia e outros pequenos acessórios. A festa de Corpus Christi possui um forte caráter devocional popular e a procissão, que por vezes passa por cima destes tapetes em seu trajeto, é um dos pontos altos da celebração. Estes tapetes - e todo o trabalho voluntariado para sua elaboração - expressam a fé e o amor do povo cristão a Jesus.

Celebrar o Corpus Christi significa relembrar a entrega que Jesus para a vida da Igreja, e comprometer-nos com a missão de levar esta Boa Nova para todas as pessoas!

<< Veja ao lado como ficou lindo o tapete confeccionado em nossa comunidade!

Fontes:

http://www.significados.com.br/corpus-christi/

http://noticias.cancaonova.com/significado-da-festa-de-corpus-christi-celebrada-nesta-quinta/

http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2011/06/padre-explica-o-significado-do-feriado-de-corpus-christi-para-os-catolicos.html

http://www.catequisar.com.br/texto/materia/celebracoes/christi/01.htm

http://www.portaldafamilia.org/datas/corpus/corpuschristi1.shtml

32 visualizações
Notícias em Destaque
Arquivo

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa