top of page

  Acontece na Paróquia  

  • Thaís Gurgel - PASCOM Santa Teresinha

Igreja celebra a Assunção de Nossa Senhora


A Igreja Católica comemora a Assunção de Nossa Senhora no dia 15 de agosto, mas, devido à importância da data, transferiu a festa para o domingo seguinte, a fim de celebrar em comunidade. A Assunção é considerada um dogma de fé, ou seja, uma verdade doutrinal, como dito pelo Papa Pio XII, em 1950, na Constituição Apostólica Munificentissimus Deus: "A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial".

Ao longo da história, houve crenças de que Nossa Senhora teve uma morte natural e outras de que apenas adormeceu - por isso também surge o termo "Dormição" quando se refere ao assunto. De qualquer forma, a Igreja acredita que Maria, por sua Conceição Imaculada, que é o fato de não ter pecado, não precisava permanecer na corrupção do sepulcro e, por isso, teve seu corpo levado aos céus pelos anjos.

Para melhor entendimento, é importante destacar a diferença entre os termos "Ascensão" e "Assunção". A Ascensão se refere à subida de Jesus Cristo aos céus pelo seu próprio poder, enquanto a Assunção de Nossa Senhora quer dizer que ela foi elevada; isso porque somente Deus pode subir aos céus por si mesmo.

No dia mesmo desta celebração - a última segunda-feira, 15 -, o Papa Francisco se apresentou aos milhares de fiéis que se reuniam na Praça São Pedro e disse que "Ela [Maria] foi a primeira a acreditar no Filho de Deus e é a primeira a subir aos céus em corpo e alma". Também aproveitou a ocasião para deixar uma mensagem de paz e acolhimento, recordando as mulheres que vivem em situação de violência: "Que a elas possa chegar o quanto antes o início de uma cidade de paz, de justiça, de amor, à espera do dia em que finalmente se sentirão seguradas por mãos que não humilham, mas que com ternura as reerguem e as conduzem até o céu".

A fim de celebrar a Assunção da Mãe Santíssima, a Paróquia Santa Teresinha convida toda a comunidade para participar desta Solenidade, que ocorrerá em todas as missas deste fim de semana, nos dias 20 e 21 de agosto!

436 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page