top of page

  Acontece na Paróquia  

  • Sérgio Bassi - PASCOM santa Teresinha

Série - Mês Vocacional: a vocação ao ministério leigo

A Evangelização vai além das paredes da Igreja. Aquele que participa do ministério leigo possui vocação pastoral específica para atuação na sociedade, de forma geral, mesmo não sendo membro de ordem sacra ou um religioso.

Nos textos anteriores da série, conhecemos um pouco sobre as vocações para o ministério ordenado, para a vida em família e para a vida religiosa. Neste quarto e último texto, iremos abordar a vocação ao ministério leigo. Conceitualmente, leigo é todo aquele que é batizado mas não é membro de ordem sacra nem se dedica à vida religiosa integralmente. Aquele que concilia suas tarefas do dia a dia com a vocação e satisfação em desempenhar atividades na Igreja. Aquele que busca ser Jesus na vida do outro em situações corriqueiras.

O leigo, por meio de sua experiência de participação nas dificuldades, desafios e urgências do mundo, está sempre trazendo para a Igreja os anseios e as esperanças da humanidade. Ao mesmo tempo, ele enriquece o mundo com as sabedorias da Boa Nova de Cristo que traz em seu coração. É uma via de mão-dupla, na qual o leigo exerce o papel de um missionário. Ele fortalece o mundo pela propagação da fé. Ele auxilia a Igreja a se renovar para melhor atender às expectativas e necessidades dos fiéis.

A vocação dos leigos na Igreja não é menos importante que a vocação religiosa, apenas diferente. Para eles, aliar as obrigações cotidianas com os deveres cristãos torna a fé mais forte e aumenta a proximidade com o Pai Eterno. Exercendo seu próprio ofício, tornam-se fermento e contribuem para a santificação do mundo, manifestando Cristo aos outros.

Além desta presença ativa no mundo, o Espírito Santo distribui entre os leigos dons e carismas para servirem mais diretamente à comunidade eclesial, por meio das pastorais. Eles podem atuar na catequese, liturgia, ministério da Eucaristia, da Palavra, da música, entre tantos outros. Ou seja, ele pode assumir trabalhos diversificados dentro da comunidade.

Os leigos representam a maioria dos vocacionados e são de extrema importância para a realização do plano de Cristo na terra. São eles a principal mão de obra de evangelização da Igreja. Afinal, são nos pequenos gestos e testemunhos que ocorrem as grandes conversões.

Leia mais!

251 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page