Acontece na Paróquia  

Comunidade, em festa, celebra mais um aniversário de ordenação do Padre Tiago

No dia 22 de novembro, comemoramos, junto com nosso pároco, seu 8º aniversário de ordenação sacerdotal. Casualmente, nesta data também celebramos o dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos. Por conta disso, a paroquiana Ariane fez, ainda no início da celebração, uma linda homenagem entrando com seu violino e o colocando sob o altar.

 

Tivemos a presença da primeira catequista do nosso pároco, a Dona Neusa, que participou da procissão de entrada e leu as preces da comunidade, além de receber o carinho e a lembrança do Padre Tiago na hora da homilia. Junto ao altar, tivemos a presença do Padre Miguel, da paróquia Santo Antonio do Arraial, que concelebrou a missa. Contamos também com a presença e participação da família do padre, sendo que seu pai fez a Primeira Leitura e, na hora da homilia, conhecemos sua afilhada, a Isabela.

 

Em sua homilia, Padre Tiago nos descreveu o amor pelo seu ministério, contou como foi sua primeira missa, sua primeira homilia e também falou sobre as missas mais difíceis que já teve que celebrar. Explicou que, ao celebrar esta missa de ação de graças, renova sua disposição em seguir ao Senhor. Fez questão de nos lembrar que devemos rezar pelos sacerdotes, que devemos recebê-los com amor e carinho na comunidade e pedir que Deus plante esta vocação nos corações dos jovens, pois é muito ruim quando não há padres na paróquia. Lembrou-nos que o sacerdote é também um ser humano, alguém que erra e que também precisa de perdão sendo que devemos praticar a empatia quando nos deparamos com suas fraquezas. Disse: “Não existe sacerdote sem comunidade”. É a comunidade que incentiva e dá força ao pároco, e que também pode corrigi-lo quando necessário. Fez questão de demonstrar o quanto a nossa comunidade é importante, pois muitas vezes as pastorais chegam onde o padre não consegue. Grifou também a importância de não se apegar às aparências, mas sim ao que é essencial à vocação do sacerdócio: “não é a batina que faz o padre, e sim as suas atitudes”.

 

Seguindo com as homenagens, no ofertório, fomos apresentados às vestes sacerdotais do padre Tiago, que foram descritas, uma a uma, pela equipe de Liturgia:

 

A estola: é a dignidade, a autoridade do sacerdote. As duas faixas paralelas significam o Antigo e o Novo Testamento: as duas grandes alianças que Deus fez com a humanidade;
A alva: simboliza a pureza de coração com que o Sacerdote deve se aproximar do altar e representa também a túnica branca com que Cristo foi vestido, por ordem de Herodes;
O cíngulo: representa a Consagração Sacerdotal, pois o padre não pertence mais a si mesmo, mas está reservado para Deus. Ele representa também a corda com que Nosso Senhor foi amarrado, quando foi preso;
A casula: é a última peça sacerdotal a ser vestida. Tem a mesma cor da estola e significa o poder de Rei que Cristo tem e quando utilizada representa todo esplendor de Cristo.

Ao final da missa, a PASCOM exibiu um lindo vídeo com emocionantes imagens da vida do Padre Tiago, como o momento da sua ordenação, fotos do período em que estudou no exterior, e diversas outras com os paroquianos nos eventos e momentos em que estivemos juntos em comunhão com Cristo.

 

Após a celebração, a comunidade lhe entregou um presente: uma linda veste sacerdotal, com a cor rosa, simbolizando a alegria. Então, todos se dirigiram ao salão onde havia um lindo bolo confeitado pelos paroquianos Eder e Camila, catequistas da crisma que, com muito carinho o fizeram, com 5 andares e um bonequinho do Padre Tiago no topo! Havia, ainda, refrigerantes e muitos brigadeiros. A festa estava ótima! Todos felizes e comemorando!

 

 

O Padre Tiago está em nossa paróquia há 2 anos e, além do apoio e do exemplo espiritual, devemos ter em mente que seu lado humano serve para nos aproximar de Deus. Devemos também entender suas atribuições como administrador paroquial e funções na Diocese e saber que, devido a estas ocupações pode acontecer de ele não possuir tempo imediatamente, em todas situações. Mas sempre faz questão de estar próximo à comunidade. No mundo moderno, o modelo de relação do padre com a comunidade está passando por uma mudança, inclusive com maior interação entre padre e comunidade através das redes sociais. Devemos construir e reforçar o nosso relacionamento com o Padre Tiago aos poucos, com a amizade, os conselhos, o apoio espiritual, os trabalhos pastorais e as alegrias dos eventos em que confraternizamos. Que Deus permita que ele permaneça em nosso convívio durante muito tempo! Parabéns, Padre Tiago!

 

  Veja todas as fotos desta linda festa em nosso flickr.

 

Please reload

Notícias em Destaque
Please reload

Arquivo
Please reload

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Teresinha - Santo André - SP

Informações: (11) 4996-3506 - teresinha.sa@diocesesa.org.br