top of page

  Acontece na Paróquia  

  • Sérgio Bassi - Pascom Santa Teresinha

Missa do Galo: surpresas e emoções para celebrar o nascimento de Cristo


Neste penúltimo sábado do ano, dia 24 de dezembro de 2016, tivemos uma noite de muitos acontecimentos e emoções em nossa paróquia. Reunidos para a tradicional Missa do Galo, os fiéis puderam celebrar a chegada do Salvador em nosso meio: o Filho de Deus, que por amor veio ao mundo para nos dar o maior exemplo de amor que poderíamos conhecer. A liturgia do dia abordava a chegada de um menino, o Príncipe da Paz, que iria consolidar seu reinado sobre toda a terra. No Evangelho, foram relembradas as dificuldades passadas por Maria e José que, estando longe de sua terra Natal, precisaram pedir abrigo aos habitantes locais para que pudesse ser realizado o nascimento de Jesus.

Ainda no início da celebração, imediatamente antes do hino de louvor, a igreja teve suas luzes apagadas e uma procissão com o Menino Jesus iluminado foi iniciada. A assembleia pôde cantar com alegria o canto do Glória, comemorando a chegada do menino que mudaria o mundo. Na homilia, Padre Tiago retomou alguns tópicos importantes tal qual a simplicidade da ocasião do nascimento de Cristo, mostrando que ele nos ensinou a humildade desde o início. Lembrou também que este é um momento especial para restaurarmos a esperança em nossos corações por mais que ela tenha ficado enfraquecida pelas dificuldades no decorrer de nossas vidas.Para este recomeçar é preciso que nos deixemos conduzir pelo Senhor, Nosso Deus, e pedir que Ele retire os medos de nosso coração.

No momento do ofertório foram levadas até o presbitério as quatro velas acesas durante o tempo do advento: a vela verde, representando a esperança; a vela vermelha, relembrando o desejo de conversão e arrependimento pelos nossos pecados; a vela rosa, que nos remete à alegria; e a vela branca que simboliza nossa fé e o amor a Jesus Cristo. Após a oração eucarística, tivemos o momento do Pai Nosso, que foi cantado e rezado, com muito fervor por toda a comunidade.

Ao fim da missa, tivemos uma série de surpresas: a PASCOM (Pastoral da Comunicação) preparou, através dos membros da PASCOM Mirim, um vídeo explicando o significado do presépio. As próprias crianças apresentam cada um dos elementos e a história deste símbolo tão especial onde será colocado o Menino Jesus no dia de Natal (Veja aqui o vídeo). Após este momento, com as luzes novamente apagadas, foi a vez da comunidade presenciar um flash voice (uma apresentação vocal a capella, inesperada, de pessoas que estavam assistindo, normalmente, a missa) preparado pela Pastoral das Artes, com membros da comunidade cantando “Bate o sino”, começando em diversos bancos, espalhados pela Igreja e finalizando em uma procissão pelo corredor central até o presbitério. Foi uma apresentação surpreendente e que emocionou bastante os presentes não somente pelo seu formato, mas também pela mensagem que foi passada. Em seguida, ainda com a igreja apagada e ao som de “Noite Feliz”, uma apresentação teatral foi realizada representando a procura de Maria e José por um local para o nascimento de Jesus. Os reis magos seguiram a estrela-guia e trouxeram presentes para o Deus-menino. Mais um quadro também preparado pela Pastoral das Artes.

Para finalizar, houve a bênção e aspersão das imagens do Menino Jesus trazidas pelos fiéis, imagens estas que seriam colocadas ainda naquela noite no presépio de cada lar. Por fim, Padre Tiago deu a bênção especial de Natal a cada um dos participantes que, então, se saudaram desejando um Feliz e Santo Natal!

82 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page