Domingo de Ramos da Juventude: uma experiência de fé
- Bruna Rosa (Setor Juventude) e Sérgio Bassi
- 13 de abr. de 2017
- 2 min de leitura
Na tarde do dia 09 de abril, centenas de jovens reuniram-se no Paço Municipal de Santo André para realizar o Domingo de Ramos da Juventude, momento que uniu toda a nossa Diocese. O intuito era marcar o início da Semana Santa, tempo crucial para a fé católica. Juntos, estes jovens relembravam também a passagem em que Jesus Cristo adentrava Jerusalém sendo recepcionado pela população do local. Ele chegava à cidade coberto de humildade, embora fosse Rei, e já sabia de todo o martírio que deveria passar nos próximos dias para dar-nos a esperança e o sentido de nossa religião.
O evento, que contou com a presença de fiéis das paróquias de toda a Diocese de Santo André, foi conduzido pelo nosso bispo Dom Pedro Carlos Cipollini. Ainda em seu início, houve muito louvor, música, dança e animação, que embalavam os jovens que chegavam ao Paço. Dom Pedro disse que estava muito bonito ver aquela grande quantidade de jovens unida e em comunhão pela causa cristã. Em um momento posterior, autoridades da região fizeram-se presentes no local para prestigiar o evento: Paulo Serra, prefeito de Santo André, e Orlando Morando, prefeito de São Bernardo do Campo, subiram ao trio elétrico para ressaltar a importância de eventos como este, que manifestam a fé de modo consciente e respeitoso.

Os jovens saíram em procissão do Paço Municipal até a Praça do Carmo. Neste momento, iniciou-se a Santa Missa, que foi realizada em modo campal, na praça em frente à Catedral. Toda a missa foi realizada dirigida para o público jovem, que é o futuro da nossa religião. Em sua homilia, o bispo Dom Pedro lembrou, especialmente, daqueles jovens que se perderam nas drogas e aqueles tantos que estão sofrendo com os ataques e perseguições na Síria.
Ao fim da missa, foram distribuídas cerca de 500 mudas de árvores que deveriam ser cultivadas pelos jovens. O bispo pediu que, se possível, registrassem o momento em que fossem plantá-las. Esta ação relembra a Campanha da Fraternidade deste ano, que falou sobre os biomas brasileiros e a defesa da vida. Foi uma ação na qual nossos jovens, o futuro do povo brasileiro, comprometeram-se, simbolicamente, a zelar pelo futuro de nossa flora.
Ainda restava mais uma parte deste evento tão especial: o musical “Um olhar de mãe”.

Ele é parte das comemorações dos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida aqui no Brasil e recorda os principais momentos da vida de Maria e sua importância na vida e criação de Jesus. Em especial, relembra o momento da morte de Cristo, com todo o sofrimento de uma mãe que entende que o Deus Filho tinha que passar por toda essa angústia e dor para o bem de toda a terra.
Portanto, foi um dia de muitos acontecimentos e emoções para a juventude de nossa região! É em eventos como esse que podemos professar a nossa religião, conhecer mais pessoas que pensam como nós e revigorar a nossa fé.
Venha você também participar do Setor Juventude de nossa paróquia e conhecer Jesus, este grande amigo e conselheiro!
Comments