top of page

  Acontece na Paróquia  

  • Carla Festucci - PASCOM Santa Teresinha

Celebração Penitencial prepara fiéis para o Tríduo Pascal



"Que o Espírito Santo, que conduziu o povo no deserto rumo à terra prometida, também nos conduza nesta noite. Não deixe que nada lhe distraia; procure deixar-se conduzir para aquilo que Deus preparou para nós". Com essas palavras, o padre Tiago iniciou a Celebração Penitencial do Perdão, realizada na quarta-feira, 12 de abril, às 20h, levando todos a uma profunda experiência de reencontro com Deus. A Quarta-feira Santa não é dia de preceito, como o Tríduo Pascal e a Santa Páscoa do Senhor, mas quem foi à paróquia nessa noite teve a oportunidade de viver uma experiência preciosa, tão nova quanto intensa para a comunidade.

Realizada pela primeira vez em Santa Teresinha, a Celebração Penitencial revisitou os principais ensinamentos dos cinco domingos da Quaresma. A igreja estava escura, apenas algumas luzes azuladas iluminavam as laterais e os objetos simbólicos dispostos em frente ao altar. Todas as imagens foram cobertas, o que permitia que a cruz central fosse o principal destaque.

Neste ambiente, recordamos a tentação e queda do velho Adão em contrapartida com a tentação e vitória do "novo Adão"; a transfiguração de Cristo, revelando que Ele era verdadeiramente o Filho de Deus; a quebra de paradigma de Jesus ao se aproximar e conversar com a samaritana, apresentando-se, a todos nós, como a água da vida. Ao rememorar-se a cura do cego de nascença, o Círio Pascal foi aceso para que a luz da fé brilhe e afaste os caminhos das trevas, e incensado para que as preces pudessem subir aos céus juntamente com aquela fumaça.

Mas a principal surpresa da noite ainda estava por vir. Após refletirmos sobre a passagem da ressurreição de Lázaro, o padre Tiago convidou todos a se aproximarem do presbitério. "Deixe que Cristo Jesus, agindo na pessoa do sacerdote lavando as tuas mãos, lave também os teus pecados, purifique a tua consciência e restaure aquilo que de mais belo Deus desejou para você", disse ele antes de lavar, enxugar e beijar as mãos dos que estavam presentes, dando também uma bênção individual em cada um.

Era bonito observar o servir dos ministros, coroinhas e cerimoniários, a concentração dos leitores, a organização da Liturgia, a dedicação dos músicos. Cada um destes, juntamente com o pároco, fizeram com que o clima de silêncio, paz e serenidade se mantivesse do começo ao fim da celebração, elevando os corações e preparando-os para melhor participarem da Santa Ceia do Senhor, da Paixão e Morte de Cristo, da Vigília Pascal até chegar o grande dia da Ressurreição!

O Corpo e o Sangue de Cristo, no momento da comunhão, coroaram esta noite especial. No final, o padre despediu os paroquianos com a bênção e seus votos de que tivessem um santo e feliz Tríduo Pascal, para que, passando pela morte de Cristo, pudessem ressuscitar com Ele para uma vida nova no Senhor. Todos que participaram desta Celebração Penitencial saíram extasiados, certos de que viveram momentos maravilhosos de muita emoção, fé, amor e reflexão. Uma noite sem igual, que certamente ficará gravada na memória e no coração de nossa comunidade.

Acompanhe nossos conteúdos sobre a Semana Santa e saiba por que estes momentos são tão especiais para nós cristãos!



1.043 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page