top of page

  Acontece na Paróquia  

  • Por Sandra Zanettini – PASCOM Santa Teresinha

Missa de Nossa Senhora de Fátima conta com homenagem das crianças às mães


Nesse sábado, dia 13 de maio de 2017, comemoramos o centenário da aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos na cidade de Fátima, em Portugal. Juntamente com esta comemoração, todas as mamães de nossa paróquia foram homenageadas devido a estarmos no segundo fim de semana de maio, em cujo domingo celebra-se o Dia das Mães.

Vamos, primeiramente, falar um pouco da história de Nossa Senhora de Fátima. Como o próprio nome diz, este título de Maria teve origem em Fátima, uma cidade de Portugal na qual três meninos – Lucia de Jesus Santos (10 anos) e seus primos Francisco Marto (9 anos) e Jacinta Marto (7 anos) – tiveram a visão de nossa Mãe em um local chamado "Cova da Iria". Isto aconteceu no ano de 1917, quando houve sete aparições de Nossa Senhora aos três meninos, sempre no dia 13 de cada mês. A primeira delas foi no dia 13 de maio. Lucia via e conversava com Maria; Francisco somente via, mas não ouvia os diálogos; Jacinta via e ouvia, mas não chegou a falar com Nossa Senhora de Fátima.

Eles descreveram assim a visão que tiveram: "Parecia ter uns 18 anos a senhora, rodeada de claridade fulgurante; seu vestido era de uma alvura puríssima, assim como o manto ornado de ouro que lhe cobria a cabeça e grande parte do corpo; o rosto, sobrenatural e divino, estava sereno e grave, com uma sombra de tristeza; em suas mãos, uma cruz de ouro com um terço em contas que pareciam pérolas; e, de seu corpo, especialmente do rosto, irradiavam feixes de luz, incomparavelmente superior a qualquer beleza humana".

No começo, as crianças se assustaram. Mas Nossa Senhora de Fátima as tranquilizou, dizendo para não terem medo pois ela era do Céu. Ela disse para rezarem o terço todos os dias a fim de alcançarem a paz e o fim da guerra mundial que estava ocorrendo. A mensagem de Fátima visa à conversão e ao arrependimento.

Dando continuidade à nossa missa, no sábado, em sua homília, padre Tiago nos falou sobre este dia em que fizemos memória do centenário da aparição de Maria em Fátima e ressaltou que Nossa Senhora aponta para o verdadeiro caminho da salvação, assim como as nossas queridas mamães, que são como uma seta para nós: apontam, corrigem e orientam qual é o verdadeiro caminho que devemos seguir. Nossa Senhora é o modelo da mulher que, obediente à Palavra de Deus, sempre se colocou à disposição para realizar a vontade do Senhor, mesmo com todos os obstáculos a serem superados. Igualmente a todas as mães ali presentes, que tiveram que superar, em cada caso, seus obstáculos para realizarem a vontade de Deus.

Durante o Ofertório, três crianças vestidas com roupinhas que lembravam os pastorinhos entraram com um estandarte de Nossa Senhora de Fátima. Em seguida, houve a entrada do terço, que foi colocado nas mãos da imagem de Maria representando a firme oração que Nossa Senhora pediu com tanta insistência nas aparições de Fátima. Cada ave-maria é uma rosa que oferecemos a ela. Por este motivo que chamamos de "Rosário" o conjunto dos quatro terços que compõem esta maravilhosa oração. Por último, houve a entrada de doze crianças segurando rosas brancas, representando as doze estrelas amarelas em volta de sua cabeça. Estas estrelas representam a Doutrina dos Apóstolos de Cristo, que foram doze. Representam também a totalidade da Igreja, que está na mente (em volta da cabeça) e no coração da Mãe de Deus e dos homens.

Após a Oração depois da Comunhão, uma linda homenagem foi feita pelas crianças da Pré-Catequese e Catequese de Primeira Eucaristia para suas mamães e as demais ali presentes. Todas no altar cantaram uma linda canção exaltando o amor pelas mães. Esta homenagem foi transmitida ao vivo pelo Facebook de nossa paróquia.

Por fim, todas as mamães presentes na missa foram abençoadas pelo nosso querido padre Tiago. Foi mais uma das lindas celebrações que temos aqui na Paróquia Santa Teresinha. Venha você também participar de nossas atividades!

Fonte:

História de Nossa Senhora de Fátima extraído do site Cruz Terra Santa.

1.144 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page