top of page

  Acontece na Paróquia  

  • Rafael Lucas – PASCOM Santa Teresinha

Pentecostes: Deus Pai nos envia o Seu Santo Espírito, o Consolador!


A Solenidade de Pentecostes marca para nós, cristãos católicos, o 50º dia a partir do domingo da ressurreição, data até a qual refletimos e nos preparamos para receber o Espírito Santo de Deus. Ele foi enviado pelo Pai para nos consolar e jamais nos deixar desamparados após a Ascensão do Senhor, momento até o qual existia a presença de Jesus na terra.

Por meio Dele, dá-se início a nossa missão evangelizadora, ou seja, a obrigação de levar a Palavra do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo para toda criatura. Nós devemos conhecer as Sagradas Escrituras e sermos agentes evangelizadores, disseminando-as e praticando seus ensinamentos. Assim como os próprios apóstolos de Cristo faziam.

No capítulo 2 do livro dos Atos dos Apóstolos [At 2, 1-13], há uma descrição do evento do Pentecostes. Reunidos no cenáculo, os apóstolos de Jesus e também Maria ouviram um ruído e receberam um vento impetuoso, com o aparecimento de línguas de fogo. Todos foram infundidos com os dons do Santo Espírito de Deus, que invadiu aquele lugar. Até hoje, o Espírito nos traz seus sete fundamentais dons a nós: fortaleza, sabedoria, entendimento, ciência, conselho, piedade e temor de Deus.

Em uma de suas aparições pós-ressurreição, Jesus disse aos seus discípulos: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos.” [Jo 20, 22-23]. Ali, Ele já ressaltava a importância do Espírito Santo de Deus e instituía, deste modo, o Sacramento da Reconciliação ou Penitência, de grande relevância em nossa fé.

Em nossa comunidade, nosso pároco, Padre Tiago, em uma de suas Gotas de Catequese, nos disse que o vermelho, cor utilizada neste dia em todas as igrejas no mundo, lembra o fogo do Espírito Santo, e por isso é a cor de Pentecostes. Lembramos nesta data, ainda, da importância da união entre todos nós filhos de Deus, e da diversidade de dons existentes na Igreja. Todos somos irmãos e, apesar de nossas diferenças, comungamos de um mesmo Espírito.

Desta forma, oremos para que o mesmo Espírito Santo que desceu sobre os apóstolos naquele Pentecostes venha também sobre nós, para que, assim como eles, possamos ser capazes de disseminar a Palavra de Deus e seguir seus ensinamentos com sabedoria e amor ao próximo, não olhando para nossas divergências mas sim para nosso desejo de atingir o Reino Celeste.

Fonte: Aleteia

136 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page