- Daniele Vieira – PASCOM Santa Teresinha
Solenidade da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo

No próximo dia 11 de junho, domingo, celebramos a Solenidade da Santíssima Trindade. A comemoração é realizada sempre após o Pentecostes e antes da celebração de Corpus Christi. O mistério da Trindade é o centro da fé cristã, quando Deus se revela como Pai, Filho e Espírito Santo.
Para o Padre Paulo Ricardo, da Comunidade Canção Nova, celebrar a Santíssima Trindade é celebrar o fato de que Deus é amor. "Trata-se de um mistério insondável: Ele é eternamente Pai de um Filho que existe eternamente, e o amor entre os dois – também eterno – é o Espírito Santo. A Trindade é revelada aos homens não por meio de uma aula de Catecismo, mas pela obra da salvação, pelo Senhor que envia ao mundo dois Paráclitos: Jesus e o Espírito, a fim de resgatar-nos de nossa maldade".
A comemoração nos recorda o mistério da adoração de Deus, que é uno em natureza e trino quando em pessoa. Deus se faz um em três: o Pai criador, o Filho salvador e o Espírito Santo que santifica o homem. Assim, surge a oração "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo", utilizada no início e no encerramento das missas, no batismo, nos sacramentos e ofícios litúrgicos.
A Igreja pede para que tenhamos a Santíssima Trindade como exemplo de vida, na partilha, no amor e na participação. Desta forma, encontramos no Evangelho de Marcos um importante ensinamento de Jesus: para alcançarmos a santidade, temos que aprender a amar e conviver fraternalmente com o próximo [ref. Mc 12, 30-31].
Participe da Solenidade da Santíssima Trindade nas missas deste fim de semana, 10 e 11 de junho, em nossa comunidade! Venha receber, mais uma vez e em especial, a bênção com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Oração à Santíssima Trindade
Santíssima Trindade, acompanha-me por toda a vida, seja sempre meu refúgio seguro. Pai Eterno, abençoa-me; Jesus Cristo, Verbo de Deus, ajuda-me; Espírito Santo, santifica-me. Com a Santíssima Trindade, que eu busque sempre o bem. Amém!