top of page

  Acontece na Paróquia  

  • Sandra Zanettini – PASCOM Santa Teresinha

Sábado conta com Natividade de São João Batista e Missa em louvor à Mãe Rainha


Celebramos, com grande alegria, no sábado, 24 de junho, a Solenidade da Natividade de São João Batista, primo do Salvador. Já no início da Santa Missa das 16h, que também louvou a Mãe Rainha de Schoenstatt, padre Tiago recordou que devemos agradecer a intercessão deste grande santo junino, precursor do Messias, que pregava um batismo de conversão - motivo pelo qual a Pia Batismal estava ornamentada e colocada em frente ao presbitério.

Durante a homília, o pároco falou novamente sobre a importância da Festa do Nascimento de São João Batista, porque ele pregava a mudança de vida a partir do reconhecimento daquilo que deve ser transformado em nós, bem como da nossa atitude para com esta fé que nós, batizados, professamos. Portanto, esta também é uma data para lembrarmos do nosso batismo, o dia em que nos tornamos cristãos, filhos e herdeiros de Deus, recebendo a missão profética de anunciar a verdade e o amor do Senhor.

A Natividade de São João Batista

"A liturgia faz-nos celebrar a Natividade de São João Batista, o único santo do qual se comemora o nascimento, porque marcou o início do cumprimento das promessas divinas. João é aquele 'profeta' que estava destinado a preceder imediatamente o Messias para preparar o povo de Israel para a sua vinda. [...] Já no Antigo Testamento encontramos trechos que se referem a São João Batista, o Precursor: 'estrela da manhã que com o seu brilho excedia o brilho de todas as outras estrelas e anunciava a manhã do dia abençoado, iluminado pelo Sol espiritual de Cristo' (Mal 4, 2).

Por causa de suas pregações, São João foi logo tido como profeta. Aquela categoria de homens especialmente escolhidos pela Providência que, falando por inspiração divina, prenunciam os acontecimentos, ouvem e interpretam os passos do Criador na história, orientando o caminhar do povo de Deus. Os Santos Evangelhos referem-se a ele como sendo um desses homens. Talvez como sendo o maior deles [ref. Lc 7, 26-28], uma vez que, com São João Batista, a missão profética atingiu sua plenitude e ele é um dos elos de ligação entre o Antigo e o Novo Testamento.

Os outros profetas foram um prenúncio do Batista. Só ele pôde apresentar o próprio Jesus Cristo em pessoa como sendo o Messias prometido, o Salvador e Redentor da humanidade. [...] A relevância do papel de São João Batista reside no fato de ter sido ele o 'precursor' de Cristo. Foi ele a voz que clamava no deserto anunciando a chegada do Messias, não cessando jamais de chamar os homens à conversão: 'Arrependei-vos e convertei-vos, pois o Reino de Deus está próximo'. Em suas pregações, insistia sempre para que os judeus, pela penitência, se preparassem, pois estava próxima a chegada do Messias prometido.

João passou a ser conhecido como 'Batista' por causa da importância que dava ao batismo, um ritual de purificação corporal onde a imersão na água simbolizava a mudança de vida interior do batizado. Não deixava nunca de salientar aos seus ouvintes e discípulos que 'Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque antes de mim ele já existia! Eu também não o conhecia, mas vim batizar com água para que ele fosse manifestado a Israel' (Jo 1, 30-31)".

Leia na íntegra no site dos Arautos do Evangelho.

Há muitas outras passagens na vida de São João Batista para conhecermos e refletirmos. Mas o mais importante é que nos permitamos ser influenciados pelas palavras e pela vida daquele que "clamou no deserto', para que possamos conhecer e receber melhor os ensinamentos de Jesus.

Oração a São João Batista

São João Batista, fostes a voz que clamou no deserto: "Endireitai os caminhos do Senhor... Fazei penitência, porque no meio de vós está quem não conheceis e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias". Ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: "Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira os pecados do mundo".

São João Batista, rogai por nós.

43 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page