top of page

  Acontece na Paróquia  

  • Mariana Junqueira - PASCOM Santa Teresinha

Comunidade acolhe Imagem Peregrina no dia da Solenidade de São Pedro e São Paulo


Na manhã do primeiro domingo do mês de julho, 02, acolhemos a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida em nossa comunidade. O frio não impediu que os fiéis se reunissem para aguardar a carreata vinda da Paróquia Santa Maria Goretti, que permaneceu com a imagem durante cinco dias. E, além de recordar os passos de Maria, celebramos também a Solenidade de São Pedro e São Paulo, em um dia para lá de especial e festivo em nossa paróquia.

Com muita emoção e aplausos, a Mãezinha adentrou a igreja por volta das 9h e foi entregue às mãos do Pe. Tiago, nosso pároco, pelo Pe. Vagner Franzini. "Certamente, todos nós já fomos muitas vezes à casa da nossa mãe, em Aparecida. Hoje é o contrário: a nossa mãe vem visitar os seus filhos, e sua visita nos traz as bênçãos de Deus", disse o pároco da Paróquia Santa Maria Goretti.

No presbitério, um belo andor em formato de barco a aguardava, recordando assim os 300 anos de sua aparição no Rio Paraíba do Sul. Como Maria, buscamos sempre dar o nosso "sim" ao serviço da Igreja, por isso lhe apresentamos as nossas pastorais. Aos pés da Imagem Peregrina, foram colocados peixinhos com os nomes das trinta pastorais e movimentos de nossa paróquia, representando os peixes trazidos por Nossa Senhora aos pescadores que a encontraram.

As mãos postas em oração da Mãezinha do Céu nos recordam que também nós devemos estar sempre em oração, em sincronia com Deus. E relembrando a história da aparição, a liturgia nos diz que Deus ama todas as pessoas, sem distinção. Neste momento tão marcante para nossa comunidade, quando comemoramos o Jubileu dos 300 anos da aparição da Padroeira do Brasil, convidamos todos a participarem da programação especial durante toda esta semana em que a Imagem Peregrina estará na paróquia Santa Teresinha, e pedimos a Deus que nossa Mãe possa cobrir a todos nós com seu manto santo.


Após a recepção da Imagem Peregrina, celebramos também, na missa das 10h, como em todas as missas do fim de semana, a Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo. A Igreja de Roma celebra estes santos em uma única festa, no dia 29 de junho; no Brasil, porém, os bispos transferiram a celebração para o domingo seguinte a esta data, para que todo povo cristão católico tenha a oportunidade de louvá-los.

São Pedro e São Paulo, considerados as colunas da Igreja, viveram trajetórias diferentes. Pedro, um humilde pescador; Paulo, mestre e doutor. Ambos foram escolhidos pessoalmente por Jesus e responderam ao Seu chamado, oferecendo suas vidas em serviço. Pedro, o primeiro que confessou que Jesus é o Filho do Deus Vivo, negou-o por três vezes; Paulo, antes perseguidor da Igreja, tornou-se perseguido após ter sua vida transformada e passar a anunciar a fé em Jesus como Messias às nações. Em Roma, tornaram-se anunciadores e testemunhas do Evangelho no meio do povo, selando com o martírio a sua missão de fé e de caridade. Apesar de pecadores, vemos a misericórdia de Deus agindo no coração dos dois homens, pois Deus, com sua misericórdia infinita, é sempre capaz de nos transformar.

Na homilia, padre Tiago destacou que Jesus é o nosso Salvador, e que este Salvador, no qual nós professamos a fé, constituiu uma Igreja de mais de 2000 anos, com 268 papas de Pedro a Francisco, baseada no compromisso com o Evangelho da Salvação. "Para nos comprometermos de verdade e combatermos o bom combate, como Paulo, precisamos assumir riscos e enfrentar batalhas. E, assim como Pedro, que não desistiu mesmo aprisionado, não podemos desistir, mas sim enfrentar todas as situações que nos surgirem".

Celebrar São Pedro e São Paulo é valorizar o testemunho destes dois homens. Pedro, com sua fé simples e firme, e Paulo, com seu coração grande e universal, nos deixaram como herança grandes exemplos de doação e entrega pela fé e pela caridade. Que como Maria, Pedro e Paulo, saibamos sempre dizer "sim" ao chamado do Pai, para que, no fim da vida, recebamos também a coroa da justiça.

"Maria, Pedro e Paulo são nossos companheiros de viagem na busca de Deus, são nossos guias no caminho da fé e da santidade; eles estimulam-nos rumo a Jesus, para fazer tudo o que Ele nos pede. Invoquemos a sua ajuda, para que o nosso coração possa estar sempre aberto às sugestões do Espírito Santo e ao encontro com os irmãos" (Papa Francisco).

473 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page