Acontece na Paróquia  

  • Lucieni Sttefen Rodrigues – PASCOM Santa Teresinha

Pastoral do Batismo participa de Encontro Diocesano


Na manhã de domingo, 10 de setembro, a Pastoral do Batismo da Paróquia Santa Teresinha esteve presente na Basílica Menor da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, em São Bernardo do Campo, para o 17º Encontro Diocesano de Formação dos Catequistas com Pais e Padrinhos – Batismo. O tema em 2017 foi: "Ser batizado é difundir a luz da esperança de Deus" e o lema: "Sede um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança" (Ef 4,4).

O encontro iniciou-se às 7h15, com um caloroso "Que bom que você veio!" proferido pelo padre Giuseppe Bortolatto, que acolheu muito bem a todos. Logo em seguida, foi passada a palavra ao nosso Bispo, Dom Pedro Carlos Cipolini, que falou sobre o tema: "A Iniciação à Vida Cristã: articuladora das urgências na ação evangelizadora" (Docto. 107 da CNBB).

Dom Pedro abordou a necessidade do trabalho evangelizador dentro da comunidade, e este trabalho se dá por meio da missão de colocar as pessoas em contato com Jesus Cristo. "Que as ajudemos a amar Jesus Cristo, não só a partir de um pressuposto, mas sim pelo testemunho verdadeiro deste amor, pois estamos em uma época em que a fé não é mais óbvia, como antes, nas pequenas comunidades", instruiu o bispo. Foi um momento de muito aprendizado e reflexão. Ao término, Dom Pedro sorteou uma Bíblia e o Documento 107 da CNBB com sua dedicatória, despedindo-se a seguir.

No centro do salão havia um ambiente preparado. Então, houve a acolhida da imagem de Nossa Senhora Aparecida, nossa primeira catequista. Em seguida, representantes de cada setor diocesano apresentaram sua região com a fixação de uma fita colorida no Círio Pascal e, por último, a fita branca. Toda a preparação final do ambiente tinha por objetivo apresentar uma Diocese em que todas as regiões estão unidas na luz e na paz de Cristo.

Fizemos uma pausa para um café e retomamos o encontro com a presença do Pe. Eduardo Calandro, que abordou "A Metodologia do Itinerário com Pais e Padrinhos". Ele não quis discutir as dificuldades que encontramos para desenvolver nosso projeto de Iniciação à vida cristã, mas as alegrias que temos ao procurar desenvolver nosso itinerário com estes que vêm procurar a nossa Igreja. "A alegria deve nos indicar como caminhar como igreja", motivou o sacerdote.

Discutindo a metodologia do itinerário, acabamos voltando para o significado da nossa missão, a qual, mais uma vez, vem de encontro ao indivíduo como ser único a ser evangelizado. Nós, catequistas da iniciação à vida cristã, devemos no encontro com este indivíduo, "despertar e encantar" para o amor a Jesus Cristo e a participação na comunidade por meio de um olhar solidário das experiências pessoais de cada um.

O encontro foi encerrado com a Santa Missa, presidida pelo Padre Odair Bezerra, da Paróquia São João Batista, região Utinga. A Pastoral do Batismo de nossa paróquia saiu do encontro renovada e com várias ideias a serem discutidas.

Que o amor a Nosso Senhor Jesus Cristo nos inspire cada vez mais em nosso itinerário para evangelizarmos aqueles que tanto precisam ouvir Sua Palavra!

44 visualizações
Notícias em Destaque
Arquivo