top of page

  Acontece na Paróquia  

Pastoral do Batismo participa de Encontro Diocesano

Lucieni Sttefen Rodrigues – PASCOM Santa Teresinha

Na manhã de domingo, 10 de setembro, a Pastoral do Batismo da Paróquia Santa Teresinha esteve presente na Basílica Menor da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, em São Bernardo do Campo, para o 17º Encontro Diocesano de Formação dos Catequistas com Pais e Padrinhos – Batismo. O tema em 2017 foi: "Ser batizado é difundir a luz da esperança de Deus" e o lema: "Sede um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança" (Ef 4,4).

O encontro iniciou-se às 7h15, com um caloroso "Que bom que você veio!" proferido pelo padre Giuseppe Bortolatto, que acolheu muito bem a todos. Logo em seguida, foi passada a palavra ao nosso Bispo, Dom Pedro Carlos Cipolini, que falou sobre o tema: "A Iniciação à Vida Cristã: articuladora das urgências na ação evangelizadora" (Docto. 107 da CNBB).

Dom Pedro abordou a necessidade do trabalho evangelizador dentro da comunidade, e este trabalho se dá por meio da missão de colocar as pessoas em contato com Jesus Cristo. "Que as ajudemos a amar Jesus Cristo, não só a partir de um pressuposto, mas sim pelo testemunho verdadeiro deste amor, pois estamos em uma época em que a fé não é mais óbvia, como antes, nas pequenas comunidades", instruiu o bispo. Foi um momento de muito aprendizado e reflexão. Ao término, Dom Pedro sorteou uma Bíblia e o Documento 107 da CNBB com sua dedicatória, despedindo-se a seguir.

No centro do salão havia um ambiente preparado. Então, houve a acolhida da imagem de Nossa Senhora Aparecida, nossa primeira catequista. Em seguida, representantes de cada setor diocesano apresentaram sua região com a fixação de uma fita colorida no Círio Pascal e, por último, a fita branca. Toda a preparação final do ambiente tinha por objetivo apresentar uma Diocese em que todas as regiões estão unidas na luz e na paz de Cristo.

Fizemos uma pausa para um café e retomamos o encontro com a presença do Pe. Eduardo Calandro, que abordou "A Metodologia do Itinerário com Pais e Padrinhos". Ele não quis discutir as dificuldades que encontramos para desenvolver nosso projeto de Iniciação à vida cristã, mas as alegrias que temos ao procurar desenvolver nosso itinerário com estes que vêm procurar a nossa Igreja. "A alegria deve nos indicar como caminhar como igreja", motivou o sacerdote.

Discutindo a metodologia do itinerário, acabamos voltando para o significado da nossa missão, a qual, mais uma vez, vem de encontro ao indivíduo como ser único a ser evangelizado. Nós, catequistas da iniciação à vida cristã, devemos no encontro com este indivíduo, "despertar e encantar" para o amor a Jesus Cristo e a participação na comunidade por meio de um olhar solidário das experiências pessoais de cada um.

O encontro foi encerrado com a Santa Missa, presidida pelo Padre Odair Bezerra, da Paróquia São João Batista, região Utinga. A Pastoral do Batismo de nossa paróquia saiu do encontro renovada e com várias ideias a serem discutidas.

Que o amor a Nosso Senhor Jesus Cristo nos inspire cada vez mais em nosso itinerário para evangelizarmos aqueles que tanto precisam ouvir Sua Palavra!

56 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa

bottom of page