top of page

  Acontece na Paróquia  

  • Paula Lourenço – PASCOM Santa Teresinha

Missa das 10h celebra Renovação das Promessas do Batismo


Em um grande momento de fé e espiritualidade, foi celebrada nesse domingo, 12 de novembro, na missa das 10h, a Renovação das Promessas do Batismo. Conduzida pelo padre Tiago, a celebração foi muito comovente e cativante, na qual as crianças – seis ao todo –, bem como todos os presentes na paróquia, puderam entender o verdadeiro significado do batismo e sua real função.

Logo no início da santa missa, as crianças foram acolhidas no presbitério, juntamente com seus pais que, com grande alegria, adentraram em procissão pelo corredor central, levando consigo os símbolos do batismo:

O Círio, que representa a "Luz Verdadeira" – Cristo, que vindo ao mundo ilumina todo homem! E Ele disse: "Eu, a Luz, vim ao Mundo para que aquele que crê em mim não permaneça nas trevas".

A Cruz, pois Jesus veio ao mundo para dar a maior prova de amor à humanidade – a Sua vida, por amor. Cristo morre na cruz por amor. A cruz é a nossa salvação, pois, com o sacrifício, Jesus toma sobre si os pecados de todos os homens.

A Água, que, para nós, é também uma recordação do batismo, e todo aquele que entrou nas águas pelo batismo tem direito de participar da mesa da comunidade.

O Óleo, por fim, que é o símbolo mais usado nos sacramentos – está no batismo, na crisma, na ordem e na unção dos enfermos. A palavra "cristão", que significa "ungido com óleo", carrega em si as mensagens mais belas e ricas da Bíblia.

Após a homilia, as crianças receberam a vela com a chama oriunda do Círio Pascal, momento em que renovaram suas promessas de fé com grande confiança e na certeza de que esta Renovação das Promessas do Batismo as conduzirá para o próximo passo: o Sacramento da Comunhão, em sua Primeira Eucaristia. Em seguida, o pároco aspergiu água benta em todos presentes, pedindo à comunidade que recordasse seu batismo e remetendo à verdadeira renovação de seus votos como Igreja.

Esta importante celebração também traz à tona a grande figura do catequista, que tem a função de construir o valoroso sentido da fé católica no universo das crianças por meio dos ensinamentos e do amor de Jesus, estruturando-as com o lançamento da semente e idealizando-as, como indivíduos, a continuarem a tradição da Igreja.

Que esta Renovação das Promessas do Batismo seja conduzida pelo Espírito Santo nos corações das crianças e as sementes lançadas gerem frutos de amor e de paz!

1.225 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page