top of page

  Acontece na Paróquia  

  • Paula Lourenço – PASCOM Santa Teresinha

Comunidade celebra batizado de adultos neste 3º Domingo do Advento

Neste último domingo, dia 17 de dezembro de 2017, a comunidade de Santa Teresinha celebrou o batizado de duas jovens – Yasmin e Giovanna –, que iniciaram a caminhada na Igreja Católica por própria vontade! O Batismo de Jovens e Adultos se dá através de uma decisão íntima e pessoal, construída pelo discernimento religioso na fé Católica e finalizado na convicção de se querer adentrar na vida Cristã. Difere-se do batizado de crianças justamente pelo fato de não haver uma decisão de pais ou padrinhos, mas sim da própria pessoa. É a prova de que nunca é tarde para se converter a Cristo. E, desta forma, iniciando pelo Batismo, abre-se acesso aos demais sacramentos Católicos.

O Batismo tem o objetivo de transformar-nos: de criatura para filhos amados de Deus, libertando-nos do pecado e nos tornando membros de Cristo. Para as Jovens Yasmin e Giovanna, bem como aos demais que adentram este caminho, a Celebração do Batismo é uma primeira etapa que leva a um próximo passo, que é a primeira Comunhão. Esta fase será concretizada para estas jovens recém-batizadas e para todos os adultos que estão em catequese em março, após a finalização do processo de Catecismo, no qual estão sendo formados pelo Catequista Orlando, da comunidade Santa Teresinha. A data escolhida para primeira comunhão é o Sábado Santo, 31/mar/18, quando celebramos o ápice do Tríduo Pascal e também reafirmamos as promessas feitas em nosso batismo.

Para compreender a importância do Batismo, podemos meditar sobre o Evangelho [Jo 1, 6-8.19-28] que nos conta um pouco da história de João Batista, que batizava com água e fazia questão de dizer que não era o Messias, mas sim aplainar os caminhos para Jesus. A reflexão que o Evangelho nos trouxe, e também a homilia, foi sobre a aproximação do Natal e sobre a nossa preparação para a vinda do Senhor.

A principal mensagem que João Batista, o precursor do Messias, vem nos ensinar é a de assumir atitudes essenciais, que consistem em compartilhar com os mais necessitados e entender a presença do Senhor em nosso meio, o que nos proporciona viver na alegria, na tranquilidade, na oração e na paz.

Também comemoramos no 3º Domingo do Advento o Domingo Gaudete, representado pela cor rosa, que nos convida ao sentimento de Alegria e Júbilo pela aproximação da Chegada de Jesus. Portanto, reconhecendo o Domingo da Alegria, vamos preparando e libertando o coração para o grande dia de Natal.

Sempre é tempo de voltar os olhos para Deus e reconhecermos suas maravilhas. Por isso, parabenizamos todos aqueles que têm a iniciativa de se aprofundar cada vez mais nos caminhos do Pai!

187 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page