top of page

  Acontece na Paróquia  

  • Cibele Matioli - PASCOM Santa Teresinha

Missa de Cinzas: confiai e crede no Evangelho!


Na última quarta-feira, 14 de fevereiro, nossa comunidade se reuniu para a celebração da Missa das Cinzas. Neste dia, a Igreja inicia o tempo litúrgico da Quaresma e convida os fiéis a refletirem sobre o Evangelho e a efemeridade da vida terrena. Como sinal disso, é feita a imposição das cinzas.

A tradição das cinzas é muito antiga na Igreja. Para os judeus antigos, sentar-se sobre elas significava pedir perdão a Deus, reconhecendo fragilidade, e retornar para sua misericórdia. As cinzas procedem das folhagens utilizadas no Domingo de Ramos do ano anterior, misturadas com água benta.

Uma vez que somos pó e ao pó retornaremos (cf. Gn 3, 19), devemos buscar uma vida de conversão - especialmente neste período da Quaresma, por meio da oração, da penitência e do jejum. Durante a missa, o padre ressaltou a importância de praticar jejuns que sejam para um bem maior ou para ajudar o próximo. Dessa forma, rezar em busca da sua conversão e da conversão de outras pessoas durante esse itinerário quaresmal é uma boa forma de renascer na Páscoa do Senhor.

Inspirada no espírito de conversão da Quaresma, todos os anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolhe um tema concreto, que atinge a sociedade brasileira, para ser trabalhado no que se chama "Campanha da Fraternidade". No ano de 2018, "Fraternidade e superação da violência" foi o tema escolhido, com o lema: "'Em Cristo somos todos irmãos' (Mt 23, 8)".

Devemos lembrar que somos todos filhos do Pai e viver como irmãos nos mais diversos âmbitos, desde o ambiente doméstico até a sociedade civil em geral. Juntos, devemos trabalhar o tema em suas diversas abordagens. Um dos maiores gestos da Campanha da Fraternidade, além de trazer a reflexão aos fiéis, é a Coleta da Solidariedade, que se realizará na Missa de Domingo de Ramos (este ano, no dia 25 de março), cujos fundos arrecadados serão destinados para trabalhos sociais e de evangelização.

Que nesta Quaresma possamos refletir e nos transformar, meditando os sofrimentos de Jesus, para uma sociedade mais fraterna!

40 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page