Acontece na Paróquia  

  • Cibele Matioli - PASCOM Santa Teresinha

Missa de Cinzas: confiai e crede no Evangelho!


Na última quarta-feira, 14 de fevereiro, nossa comunidade se reuniu para a celebração da Missa das Cinzas. Neste dia, a Igreja inicia o tempo litúrgico da Quaresma e convida os fiéis a refletirem sobre o Evangelho e a efemeridade da vida terrena. Como sinal disso, é feita a imposição das cinzas.

A tradição das cinzas é muito antiga na Igreja. Para os judeus antigos, sentar-se sobre elas significava pedir perdão a Deus, reconhecendo fragilidade, e retornar para sua misericórdia. As cinzas procedem das folhagens utilizadas no Domingo de Ramos do ano anterior, misturadas com água benta.

Uma vez que somos pó e ao pó retornaremos (cf. Gn 3, 19), devemos buscar uma vida de conversão - especialmente neste período da Quaresma, por meio da oração, da penitência e do jejum. Durante a missa, o padre ressaltou a importância de praticar jejuns que sejam para um bem maior ou para ajudar o próximo. Dessa forma, rezar em busca da sua conversão e da conversão de outras pessoas durante esse itinerário quaresmal é uma boa forma de renascer na Páscoa do Senhor.

Inspirada no espírito de conversão da Quaresma, todos os anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolhe um tema concreto, que atinge a sociedade brasileira, para ser trabalhado no que se chama "Campanha da Fraternidade". No ano de 2018, "Fraternidade e superação da violência" foi o tema escolhido, com o lema: "'Em Cristo somos todos irmãos' (Mt 23, 8)".

Devemos lembrar que somos todos filhos do Pai e viver como irmãos nos mais diversos âmbitos, desde o ambiente doméstico até a sociedade civil em geral. Juntos, devemos trabalhar o tema em suas diversas abordagens. Um dos maiores gestos da Campanha da Fraternidade, além de trazer a reflexão aos fiéis, é a Coleta da Solidariedade, que se realizará na Missa de Domingo de Ramos (este ano, no dia 25 de março), cujos fundos arrecadados serão destinados para trabalhos sociais e de evangelização.

Que nesta Quaresma possamos refletir e nos transformar, meditando os sofrimentos de Jesus, para uma sociedade mais fraterna!

CONFIRA AS FOTOS DA MISSA DE CINZAS!

29 visualizações
Notícias em Destaque
Arquivo

Paróquia Santa Teresinha

Praça Rui Barbosa, s/n - Santa Terezinha, Santo André/SP

Informações: Tel. (11) 4996-3506 | WhatsApp. (11) 99971-5580 | teresinha.sa@diocesesa.org.br | Redes sociais: @santateresinhasa