- Carla Festucci e Mariana Junqueira - PASCOM Santa
Especial Semana Santa 2018 | Sexta-Feira Santa relembra Paixão e Morte do Senhor com celebração, pro

Às 15h da Sexta-Feira Santa, todas as igrejas católicas do mundo celebram a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Cada uma em seu fuso horário, mas todas na mesma intenção, unidas em oração para recordar a entrega total de Jesus para nos salvar dos nossos pecados. Assim, às 15h do último dia 30 de março, também nós nos encontrávamos reunidos para a Celebração da Paixão e Morte do Senhor.
Após as pastorais se revezarem de hora em hora, das 7h às 14h, em frente ao Santíssimo Sacramento - exposto desde a trasladação, na noite de Quinta-Feira Santa -, a comunidade ocupou todos os bancos da igreja para meditar a Palavra de Deus, rezar a Oração Universal, comungar da Santa Eucaristia e adorar à Cruz do Senhor, símbolo máximo do sacrifício de Cristo por cada um de nós.




CONFIRA O ÁLBUM DA CELEBRAÇÃO DE SEXTA-FEIRA SANTA
A celebração terminou por volta das 17h, e às 18h a comunidade já se reunia novamente, acendia suas velas e preparava-se para acompanhar as imagens do Senhor morto e de Nossa Senhora das Dores na tradicional Procissão Penitencial. Após um dia marcado pelo silêncio, oração, jejum e abstinência de carne, era chegada a hora de invadirmos as ruas para professar nossa fé publicamente. E mesmo com chuva, o povo de Deus não desanimou.
Os coroinhas, cerimoniários, anjinhos e ministros foram à frente e, logo em seguida, havia famílias inteiras reunidas, casais, idosos, jovens e crianças caminhando juntos. Saindo pela Al. Vieira de Carvalho, passamos pela Av. Varsóvia e pela Av. Estados Unidos até a Rua Alemanha, onde nossa procissão e a da Paróquia Santo Antônio se uniram para chegarmos juntos ao Ginásio Noêmia Assunção. Lá, nos unimos também à Paróquia São Camilo de Léllis para assistir à encenação da Paixão de Cristo, preparada em unidade pela
nossa Pastoral das Artes junto aos jovens das três comunidades.
VEJA AS FOTOS DA PROCISSÃO DE CRISTO MORTO




Apresentação teatral une paróquias e emociona comunidades
Nesta emocionante encenação, vimos Cristo ser preso, amarrado e torturado. Sem dó, os soldados O despem, tiram a sorte com Sua túnica e colocam uma coroa de espinhos em Sua cabeça. Em seguida, entregam a cruz, o peso dos pecados de todos nós, para Jesus carregar. Quanto sofrimento e humilhação nosso Senhor sofreu por amor, mas "tendo amado os Seus que estavam no mundo, amou-os até o fim" (Jo 13, 1). Também foi encenado o encontro com Maria no caminho do Calvário, o consolo de Jesus às mulheres de Jerusalém que por Ele choravam e o encontro com Verônica, que enxugou a Santa Face de Jesus e retratou o Seu sofrimento.
O momento da crucificação foi assistido por todos em profundo silêncio, pois, em nossos corações, pudemos sentir as dores de Jesus. E apesar de todo o sofrimento, em Seus últimos momentos, Ele teve compaixão dos homens e pediu "Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem" (Lc 23, 34). No fim, celebramos a vitória da vida sobre a morte, lembrando que não adoramos um Cristo morto, mas um Cristo vivo, que tira os nossos pecados e abre as portas do Reino dos Céus para todos nós. E ao ressuscitar, Jesus nos lembra do novo mandamento: "Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado" (Jo 15, 12).
Dentro do ginásio lotado, todos aplaudiram de pé e os jovens puxaram o coro "ei, ei, ei, Jesus é nosso rei". Nesta Sexta-feira Santa, mais uma vez, a juventude nos presenteou com um belo testemunho de fé, assumindo o desafio da construção do Reino. Que momentos de profunda espiritualidade como este se repitam e nos ajudem a anunciar a Palavra por todos os povos!
RELEMBRE COMO FOI A ENCENAÇÃO EM NOSSO FLICKR!