top of page

  Acontece na Paróquia  

  • Carla Festucci e Mariana Junqueira - PASCOM Santa

Especial Semana Santa 2018 | Sexta-Feira Santa relembra Paixão e Morte do Senhor com celebração, pro


Às 15h da Sexta-Feira Santa, todas as igrejas católicas do mundo celebram a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Cada uma em seu fuso horário, mas todas na mesma intenção, unidas em oração para recordar a entrega total de Jesus para nos salvar dos nossos pecados. Assim, às 15h do último dia 30 de março, também nós nos encontrávamos reunidos para a Celebração da Paixão e Morte do Senhor.

Após as pastorais se revezarem de hora em hora, das 7h às 14h, em frente ao Santíssimo Sacramento - exposto desde a trasladação, na noite de Quinta-Feira Santa -, a comunidade ocupou todos os bancos da igreja para meditar a Palavra de Deus, rezar a Oração Universal, comungar da Santa Eucaristia e adorar à Cruz do Senhor, símbolo máximo do sacrifício de Cristo por cada um de nós.

A celebração terminou por volta das 17h, e às 18h a comunidade já se reunia novamente, acendia suas velas e preparava-se para acompanhar as imagens do Senhor morto e de Nossa Senhora das Dores na tradicional Procissão Penitencial. Após um dia marcado pelo silêncio, oração, jejum e abstinência de carne, era chegada a hora de invadirmos as ruas para professar nossa fé publicamente. E mesmo com chuva, o povo de Deus não desanimou.

Os coroinhas, cerimoniários, anjinhos e ministros foram à frente e, logo em seguida, havia famílias inteiras reunidas, casais, idosos, jovens e crianças caminhando juntos. Saindo pela Al. Vieira de Carvalho, passamos pela Av. Varsóvia e pela Av. Estados Unidos até a Rua Alemanha, onde nossa procissão e a da Paróquia Santo Antônio se uniram para chegarmos juntos ao Ginásio Noêmia Assunção. Lá, nos unimos também à Paróquia São Camilo de Léllis para assistir à encenação da Paixão de Cristo, preparada em unidade pela

nossa Pastoral das Artes junto aos jovens das três comunidades.

Apresentação teatral une paróquias e emociona comunidades

Nesta emocionante encenação, vimos Cristo ser preso, amarrado e torturado. Sem dó, os soldados O despem, tiram a sorte com Sua túnica e colocam uma coroa de espinhos em Sua cabeça. Em seguida, entregam a cruz, o peso dos pecados de todos nós, para Jesus carregar. Quanto sofrimento e humilhação nosso Senhor sofreu por amor, mas "tendo amado os Seus que estavam no mundo, amou-os até o fim" (Jo 13, 1). Também foi encenado o encontro com Maria no caminho do Calvário, o consolo de Jesus às mulheres de Jerusalém que por Ele choravam e o encontro com Verônica, que enxugou a Santa Face de Jesus e retratou o Seu sofrimento.

O momento da crucificação foi assistido por todos em profundo silêncio, pois, em nossos corações, pudemos sentir as dores de Jesus. E apesar de todo o sofrimento, em Seus últimos momentos, Ele teve compaixão dos homens e pediu "Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem" (Lc 23, 34). No fim, celebramos a vitória da vida sobre a morte, lembrando que não adoramos um Cristo morto, mas um Cristo vivo, que tira os nossos pecados e abre as portas do Reino dos Céus para todos nós. E ao ressuscitar, Jesus nos lembra do novo mandamento: "Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado" (Jo 15, 12).

Dentro do ginásio lotado, todos aplaudiram de pé e os jovens puxaram o coro "ei, ei, ei, Jesus é nosso rei". Nesta Sexta-feira Santa, mais uma vez, a juventude nos presenteou com um belo testemunho de fé, assumindo o desafio da construção do Reino. Que momentos de profunda espiritualidade como este se repitam e nos ajudem a anunciar a Palavra por todos os povos!

49 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page