top of page

  Acontece na Paróquia  

  • Eduarda Piotroski e Carla Festucci - PASCOM Santa

Setor Kids realiza Coroação de Nossa Senhora na Solenidade da Santíssima Trindade


O mês de maio, dedicado a Maria, terminou com chave de ouro na Paróquia Santa Teresinha. No último domingo, 27, o Setor Kids de nossa comunidade (composto pelas pastorais da Catequese Infantil, Coroinhas e Perseverança) realizou a Coroação de Nossa Senhora na Missa das 10h.

A data coincidiu com a Solenidade da Santíssima Trindade, o que não poderia ser mais oportuno, pois Maria é a Rainha do Céu: Filha de Deus Pai, Mãe de Jesus Cristo e esposa do Espírito Santo. Assim, a tradição de coroar Nossa Senhora no último domingo de maio representa um gesto de carinho para com a Mãe de Deus e nossa Mãe, contemplando sua glória no Céu e colocando-nos sob sua proteção.

A Coroação teve início com algumas crianças trazendo quadros de Nossa Senhora sob seus diversos títulos, em busca da reflexão sobre tudo o que ela representa para nós e da imagem de caridade e amor que advém dela.

Em seguida, três crianças entraram representando os três pastorinhos da aparição de Maria em Portugal. Eles trouxeram nas mãos a palma, o terço e a coroa, que foram colocados sob a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Ao final, as crianças entregaram os quadrinhos para fiéis da comunidade, incluindo nosso pároco, Pe. Tiago.

O que significa a Solenidade da Santíssima Trindade?

A primeira solenidade da segunda parte do Tempo Comum significa a revelação de Deus como Pai, Filho e Espírito Santo. Ele é absoluto, por isso, existe apenas Ele. "Quando se fala destas três Pessoas, considerando as relações, crê-se todavia em uma só natureza ou substância" (XI Conc. Toledo, DS 675).

Em sua homilia, Pe. Tiago explicou sobre este mistério da nossa fé: "Celebrar a Festa da Trindade é celebrar a nossa missão, o chamado de Deus para que nós estejamos inseridos na comunhão de amor deste Deus, que é um único Deus, mas três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Apenas um Deus e não três deuses. Acreditamos em um Deus que, embora sendo Pai, Filho e Espírito Santo, mesmo sendo três pessoas diferentes, é um único Deus".

Portanto, as três figuras apresentadas neste mistério, que é considerado central na fé e na vida cristã, resultam em um único Deus: o Filho, que foi revelado pelo Pai, e o Espírito Santo, que procede de ambos, celebrando o amor de Deus.

E qual o primeiro passo para vivermos este mistério? Amar livremente o Pai, com a ajuda do Espírito Santo, pois Ele está conosco sempre. E é necessário amá-Lo de forma íntima, próxima – para tanto, usa-se na Bíblia o termo "Abba, Ó Pai", que significa papaizinho. Amando o Pai, cremos que Ele nos enviou Seu Filho, Jesus Cristo, para nos salvar dos nossos pecados. Dessa forma, nós encarnamos a Trindade Santa na nossa vida.

96 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page