top of page

  Acontece na Paróquia  

  • Por Eduarda Dantas Piotroski e Cibele Matioli.-

Dia dos catequistas – aqueles que vêm evangelizar


No dia 26 de agosto deste ano, comemoramos o dia do catequista. É uma tarefa à qual leigos e leigas se dispõem para levar a palavra do Evangelho a crianças e adultos, os fazendo discípulos de Cristo.

Catequista é aquele que busca cativar as pessoas, plantando memórias e ensinamentos, além de valores que, muitas vezes, mudam o projeto de vida dos catequizandos. É o chamado de Deus, como ocorrido com os discípulos na Bíblia – que foram convocados para passar a Palavra – exercido de forma diferente nos dias atuais. Assim como escrito na Bíblia, no Evangelho de João [Jo 15,16]: “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi”.

A tarefa de ser catequista é sempre acolhida com muito carinho para quem se dispõe a servir a Deus dessa maneira, em uma busca incessante na construção da comunidade de fé, da união e dos laços de amizade que se constroem dentro desse ciclo de aprendizagem. Com o passar do tempo neste ciclo, os catequizandos escolhem livremente o amor de Deus, através das experiências proporcionadas pelo Catecismo, através da figura do catequista.

O catequista é uma pessoa escolhida por Deus, através da Igreja, para ser instrumento da evangelização também a partir dos acontecimentos na vida de Jesus. Ele é um facilitador que traduz a religião com seu próprio estilo. E com sua forma transmitir a Palavra, voluntariamente, faz com que os membros da comunidade entendam e se envolvam com este amor de Deus, que caminha juntamente com os homens.

Agradeçamos pela vida de cada um de nossos catequistas e oremos por eles, para que Deus ilumine este caminho, e mantenha firme as suas vocações.

ORAÇÃO DO CATEQUISTA

"Concedei-me, Senhor, o dom da sabedoria que provém do vosso Santo Espírito. Dai-me o entendimento de vossa verdade, para que eu possa vivê-la e comunicá-la a tantas pessoas que desejam conhecê-la. Iluminai-me com a luz da verdadeira fé para que eu possa transmiti-la aos corações sedentos de autenticidade. Jesus, Mestre Divino, que formastes os apóstolos segundo os princípios do vosso Evangelho, conduzi-me sempre pelos caminhos de vossa verdadeira ciência. Ajudai-me, Senhor, a assumir o compromisso de minha missão de catequista e fazei que eu me torne capaz de orientar muitos outros no caminho da verdadeira felicidade. Que eu me deixe envolver profundamente pelo Amor do Pai e possa comunicar esse amor aos meus irmãos e irmãs.

Amém."

Fontes:

101 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page