top of page

  Acontece na Paróquia  

  • Eduarda Piotroski - PASCOM Santa Teresinha

Na Solenidade de Todos os Santos, comunidade reflete sobre o chamado de todos à santidade


No primeiro fim de semana de novembro, dias 04 e 05, a Paróquia Santa Teresinha, em comunhão com toda a Igreja no Brasil, celebrou a Solenidade de Todos os Santos para homenagear aqueles que já estão junto de Deus, pelo bem que fizeram para as pessoas e por sua caminhada de fé.

Durante o ano, há diversas celebrações em comemoração aos santos reconhecidos pela Igreja Católica, mas no dia 1º de novembro – que a CNBB transferiu como Solenidade para o primeiro domingo após a data, para que todas as comunidades pudessem celebrar unidas – realiza-se a festa para todos que alcançaram a santidade. Santos são todos os que foram canonizados pela Igreja, mas também aqueles que, em vida, perseveraram na fé e viveram em prol de ajudar as pessoas, pois todos somos chamados à santidade.

Para esta celebração, a Pastoral Litúrgica de nossa comunidade preparou o presbitério com a imagem de santos de nossa Igreja. A homília trouxe a reflexão sobre a história de alguns deles. E, logo em seguida, as Preces da Comunidade foram substituídas pela Ladainha de Todos os Santos, cantada pelo Ministério de Música juntamente com todos os fiéis e o pároco.

Na missa, o padre Tiago também refletiu sobre um texto que nos mostra que a santidade pode ser alcançada por todos nós nas pequenas atitudes do dia a dia.

“Precisamos de santos sem véu ou batina.

Precisamos de santos de calças jeans e tênis.

Precisamos de santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos. Precisamos de santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se ‘lascam’ na faculdade.

Precisamos de santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade.

Precisamos de santos modernos, santos do século XXI, com uma espiritualidade inserida em nosso tempo. Precisamos de santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças sociais.

Precisamos de santos que vivam no mundo, se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo.

Precisamos de santos que bebam Coca-Cola e comam hot-dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem discman.

Precisamos de santos que amem apaixonadamente a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refri ou comer uma pizza no fim de semana com os amigos.

Precisamos de santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte.

Precisamos de santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros.

Precisamos de santos que estejam no mundo e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos”.

Fontes de pesquisa:

35 visualizações

Posts Relacionados

Ver tudo
Notícias em Destaque
Arquivo
bottom of page